Curso de finanças pessoais gratuito
O Conexão Finanças é o nosso curso de finanças pessoais gratuito que visa ajudar pessoas a lidarem melhor com o seu dinheiro. O nosso grande objetivo é proporcionar a educação financeira de uma forma simples, gratuita e objetiva, permitindo que você tenha total domínio sobre a sua vida financeira.
Aqui, você terá um curso financeiro gratuito com 45 aulas sobre diversos temas que vão permitir o melhor uso do seu dinheiro. A ideia é compartilhar o conhecimento financeiro e popularizar o assunto de uma forma prática e aplicável à vida pessoal.
Para esse objetivo, dividimos o curso de finanças pessoais em diversos módulos, todos eles gratuitos. Você vai aprender desde conteúdos básicos das finanças pessoais (como tipos de receitas e despesas, controle financeiro ou reserva de emergência), passando pelo pagamento de dívidas e chegando até os investimentos (que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é uma prática apenas de gente rica).
Tudo isso com uma linguagem acessível até para quem tem pavor dos números. Essa é mais uma iniciativa 100% gratuita do Conexão Freelancer. Aproveite! =)
Como funciona o curso de finanças gratuito?
Veja tudo que você vai aprender no nosso curso gratuito de finanças pessoais.
Educação financeira
• O que é?
• Qual a importância?
• Orçamento
• Instabilidade financeira
• Reserva de emergência
Receitas e despesas
• Tipos de receitas
• Tipos de despesas
• Controle orçamentário
• Planilha para finanças
• Dicas especiais
Tipos de investimentos
• Onde investir?
• Renda fixa
• Fundos de investimentos
• Fundos Imobiliários
• Mercado de Ações
Controle financeiro
• Perfil de investidor
• Carteira de investimento
• Acompanhamento mensal
• Controle das suas finanças
Conteúdo 100% gratuito
Aprenda a ter controle financeiro pessoal
O controle financeiro é parte fundamental de uma estratégia de gestão das finanças pessoais. É preciso, afinal, aprender a organizar os seus ganhos e os seus gastos dentro de uma realidade mensal.
Quando falamos sobre controle financeiro, portanto, o foco de qualquer pessoa está no equilíbrio. Não se trata de viver sem gastar, mas sim de saber os valores que podemos utilizar sem prejudicar nossas finanças pessoais.
Como criar controle financeiro?
Existem duas ferramentas muito úteis para melhorar o controle financeiro de um profissional. São elas:
- Divisão 50-35-15: é uma estratégia para uso do salário mensal que orienta a forma pela qual utilizamos nosso dinheiro. A proposta é de 50% para despesas fixas, 35% para despesas pessoais e 15% para economizar ou investir.
- Reserva de emergência: outra forma importante de melhorar a gestão do seu dinheiro é criar uma reserva de emergência. Isto é, uma quantia de dinheiro que garantam suas despesas de curto prazo.
Explicamos detalhadamente essas duas ferramentas no nosso curso gratuito de finanças pessoais. Veja duas aulas abaixo para começar a aprender conosco gratuitamente:
Curso de investimentos gratuito
Não é apenas a ter gestão financeira que você vai aprender conosco. O Conexão Finanças é um verdadeiro curso de investimentos gratuito, abordando as principais formas pelas quais você pode investir o seu capital.
Aqui, ensinamos como você pode montar a sua carteira de investimentos com base no seu perfil. Isso mesmo: nada de sair copiando o que os outros fazem. Você vai entender como ajustar as estratégias aos seus objetivos financeiros.
Para isso, passamos por diversas classes de ativos como renda fixa, fundos de investimentos, fundos imobiliários, ações e até mesmo investimentos alternativos. Tudo isso de uma forma prática, mostrando como você pode investir com paciência para o longo prazo e ganhar dinheiro com as estratégias.
Para ajudá-lo, deixamos abaixo os links para os guias completos que preparamos para cada categoria de ativo. Em cada guia, você terá muito conteúdo do nosso curso de investimentos gratuito.
Como investir no Tesouro Direto?
Quando o assunto é investimentos, o primeiro produto que costuma vir a mente dos brasileiros é a poupança (que, já faz tempo, nem é mais um investimento). No entanto, a renda fixa continua tendo a preferência pela questão da previsibilidade dos ganhos.
Assim, os títulos públicos (emitidos pelo governo) ganham destaque. De um modo geral, são investimento seguros, pois o governo tem diversos recursos para pagar suas dívidas — como emissão de mais moeda, embora isso traga uma série de impactos negativos.
Desde 2002, qualquer pessoa pode investir em títulos públicos pela Plataforma Tesouro Direto (ou pela sua corretora). Por lá, você encontrará três tipos de títulos:
- Letra Financeira do Tesouro (LFT): chamado de Tesouro Selic, é o título pós-fixado que acompanha a Taxa Selic. Em função disso, temos um ativo muito seguro e recomendado para sua reserva de emergência.
- Letra do Tesouro Nacional (LTN): é a versão prefixada (você já sabe a sua remuneração no ato do investimento) dos títulos públicos. Quanto mais longo o vencimento, maior o risco.
- Notas do Tesouro Nacional (NTN): por fim, temos o Tesouro IPCA, justamente pela rentabilidade atrelada à inflação. O título oferece uma proteção contra o aumento dos preços na medida em que vai acompanhar o principal indicador da categoria.
Comece a aprender sobre finanças pessoais hoje mesmo
Quer aprender mais sobre finanças pessoais sem pagar nada por isso? Então é só clicar no botão abaixo para se cadastrar no Conexão Finanças, nossa iniciativa gratuita sobre vida financeira.
Além do nosso curso gratuito sobre finanças pessoais, você ainda recebe sem qualquer custo O Guia Completo de Finanças Pessoais.
Estou te esperando na área de membros com todos os conteúdos que você precisa para dominar as suas finanças de uma vez por todas.