Os sites de trabalho freelancer estão entre as plataformas mais utilizadas pelos iniciantes para conseguir seus primeiros clientes. A cada ano que passa encontramos novas empresas que oferecem esse tipo de serviço. O que poderia ser positivo, por conta da diversidade de canais, acaba se convertendo em uma grande dúvidas para os usuários sobre qual é melhor para a sua necessidade.

Duas delas, contudo, estão sempre entre os destaques mais comentados para quem começa na carreira independente: Workana e 99Freelas. Com dinâmicas similares, mas lógicas particulares, os freelancers acabam dividindo as opiniões sobe qual a melhor alternativa para conquistar clientes.

Hoje, o objetivo do nosso artigo será discutir um pouco os recursos, vantagens e desvantagens dessas que são as mais populares workplaces para encontrar trabalho freelancer. Além disso, você também encontrará algumas dicas de como aumentar suas chances com os clientes que buscam profissionais nesses ambientes. Vamos lá!

O que são sites como Workana e 99Freelas?

Se você ainda está conhecendo o universo freelancing, talvez não esteja habituado com alguns dos termos que usei na introdução. Sendo assim, vale explicar o que são workplaces de trabalho freelancer. Em resumo, estamos falando de sites que realizam o serviço de intermediação entre profissionais independentes e seus potenciais clientes.

A dinâmica é relativamente simples. Começa quando o cliente publica uma necessidade, algo que é chamado de projeto no nosso meio. A partir deste momento, afinal, todos os freelancers podem enviar suas propostas de trabalho. Na sequência, você indica suas habilidades técnicas, o prazo necessário para execução do serviço e, claro, o valor cobrado.

Após receber algumas propostas, o cliente escolhe e aprova o freelancer que deseja contratar. Ele também deve garantir o pagamento do serviço, valor que fica retido pela plataforma. Após a aceitação do serviço por parte do cliente, o valor é liberado para o profissional.

Veja, portanto, que não é difícil entender como funcionam empresas como Workana e 99Freelas. Elas são agentes intermediários do processo de trabalho. Pela prestação desse serviço de “casamento” entre as partes, pois as marcam embutem uma comissão no preço do serviço.

Vale a pena usar workplaces para conseguir clientes?

Agora que você já conhece essas plataformas de trabalho freelancer, um ponto muito questionado entre profissionais independente é até que ponto vale a pena usar esses sites para conquistar novos clientes. E, infelizmente, a resposta é aquela que todo mundo detesta: depende.

Isso porque, a depender do seu estágio enquanto profissional freelancer, as exigências mudam bastante. E aqui não me refiro aos requisitos do seu cliente, mas sim ao que você espera de um projeto.

Para o freelancer iniciante, workplaces são ferramentas muito úteis. Elas permitem o acesso ao mercado de trabalho de forma online e sem sair de casa. Além disso, a quantidade de projetos publicados diariamente é bem alta tanto na Workana, como no 99Freelas.

No entanto, toda essa facilidade se converte em um cenário de poucos usuários realmente profissionais na plataforma. O que isso significa? Que os preços praticados por concorrentes são abaixo da média, algo que dificulta que você cobre o que realmente acha justo pelo serviço. Se você quiser entender um pouco melhor essa questão, tenho um artigo discutindo os preços baixos praticados nos workplaces.

Outro problema é que a comissão não costuma ser pequena. Isso acaba afetando diretamente o seu resultado financeiro, pois alguma parte precisa assumir o custo. Podemos repassar ao cliente, mas pode tornar o valor final “salgado”. Na prática, fica mais difícil equilibrar um valor justo e a atratividade da sua proposta.

Como fazer proposta na Workana para conseguir clientes?

Se você identifica que a Workana ainda é uma plataforma importante na sua prospecção de clientes, vamos ver então como fazer a sua proposta. O primeiro passo está em selecionar, lá no menu superior, a área de “encontre trabalho”. Sinalizei em vermelho na imagem abaixo para te ajudar.

Na sequência, você será direcionado para seção repleta de projetos. Os filtros localizados na esquerda da plataforma podem ajudá-lo a visualizar apenas aquilo que interessa para a sua área de atuação. Além do tipo de serviço, você também pode definir outras condições. Veja alguns exemplos:

  • Habilidades exigidas
  • Data de publicação
  • Avaliação mínima do cliente
  • Idioma de cadastro do projeto
  • Quantidade de propostas já enviadas

Após criar os filtros, você pode navegar pelos projetos publicados até encontrar algum que desperte seu interesse. Quando isso acontecer, você verá que, ao lado do título, há um botão para fazer a sua proposta. Clique nele.

fazer proposta workana

O que colocar na proposta da Workana?

Ao clicar no botão para fazer uma proposta na Workana, você terá que preencher algumas informações. Elas serão analisadas pelo cliente na seleção de um profissional para atender a sua demanda.

Em primeiro lugar, certifique-se que você está na área de “Realizar propostas”. Isso pode ser feito ao verificar qual caixa está marcada em azul. A área de pergunta tem campos muito similares, com exceção do orçamento financeiro. Ou seja, você estaria apenas tirando dúvidas sobre o projeto.

proposta ou pergunta workana

Além disso, ainda na imagem anterior, você terá algumas perguntas para responder. Elas variam de acordo com o tipo de projeto. Contudo, focam na sua experiência profissional. Ou então na disponibilidade para iniciar.

O próximo passo é enviar o seu orçamento. Aqui, você deve preencher as horas de trabalho que serão necessárias para execução do trabalho. De acordo com o seu valor por hora, a própria Workana irá atualizar o valor a receber.

Observe abaixo, por exemplo, que o valor total é de R$400. No entanto, você receberia apenas R$320. A comissão da plataforma, como adiantei, não é nada barata: 20% da quantia total.

quanto cobrar workana

Por fim, há um campo para descrição. Aqui você pode compartilhar um pouco da sua experiência ou de como você pode resolver o problema do cliente. Se necessário, há um botão para adicionar anexos. É útil para envio de projetos anteriores similares. Pronto! Basta clicar em enviar e aguardar a análise da proposta.

proposta workana como fazer

Como fazer proposta no 99Freelas para conseguir clientes?

Viu como é simples fazer sua proposta na Workana? E o processo é extremamente parecido no 99Freelas. Novamente, a primeira etapa está na seleção da área de projetos, algo que está no menu superior.

projetos 99freelas clientes

Por lá, você terá os habituais filtros para escolher seus projetos. Eles são muito próximos ao que vimos na Workana, mas possuem nomenclatura um pouco diferente. Após encontrar algo que possa te interessar para trabalhar, clique no projeto para ver mais informações. Na lateral direita da sua tela, estará um botão para enviar a sua proposta.

como fazer proposta 99freelas

O que colocar na proposta do 99Freelas?

Os campos de preenchimento de uma proposta do 99Freelas são mais simples. O primeiro campo é de orçamento financeiro. Aqui, você deve informar o valor da sua proposta (isto é, quanto você quer cobrar pelo serviço), assim como o prazo necessário para execução do projeto.

quanto cobrar 99freelas

Observe, na imagem acima, como a taxa inicial do 99Freelas também é de 20%. Esse é um problema na minha visão, pois encarece muito o valor do serviço para o cliente. Ademais, você terá uma barreira para praticar os valores justos.

Por fim, basta preencher os detalhes da sua proposta e clicar em “enviar proposta”. Pronto! Novamente, resta aguardar a avaliação do dono do projeto.

como conseguir cliente 99freelas

Workana ou 99Freelas: qual é melhor?

Se você está em dúvida sobre qual plataforma usar, eu recomendo que dê preferência para a Workana. Em termos de taxas cobradas para o iniciante, ambas praticam a mesma faixa de 20%. Conforme você consegue seus projetos, pode reduzi-la. A dinâmica das empresas é muito similar.

No entanto, outros pontos são favoráveis para a Workana. A começar pela limitação de propostas semanais. Por muito tempo, o 99Freelas sequer oferecia essa possibilidade. Esse recurso é muito importante para exigir que os freelancers pensem em como vão gastar suas conexões profissionais. A Workana é mais restrita neste sentido, reduzindo a competição.

Por outro lado, para o iniciante isso é muito ruim. São apenas cinco propostas semanais, dificultando consideravelmente os primeiros clientes. Após esse desafio inicial, contudo, a maior restrição reduz um pouco a “canibalização” de preços.

Os campos de proposta mais detalhados também favorecem a Workana. Você tem mais oportunidades de explicar o seu trabalho e gerar algum tipo de diferenciação diante de concorrentes. Finalmente, a Workana também é vantajosa em relação ao acesso aos projetos. No 99Freelas, eles demoram muito a chegar ao usuário que não assina um plano premium.

Dicas para conquistar clientes na Workana ou no 99Freelas

Está convencido de que o melhor lugar para prospectar clientes é nas plataformas de trabalho freelancer? Então você precisa conferir algumas dicas antes de enviar suas propostas. Elas aumentam a chance de conquistar projetos sem quebrar as regras das plataformas. Vamos lá!

Mantenha seu perfil atualizado

Como você viu, o processo para enviar propostas é bastante simples. No entanto, como há um grande volume de profissionais e sem contato físico, em muitas vezes o cliente vai definir a sua escolha com base em apenas dois fatores: preço e perfil na plataforma.

Em relação a quem olha apenas preço, talvez sequer seja o tipo de cliente que você desejaria trabalhar. Deixe eles para quem não valoriza o próprio trabalho. Já para aqueles que buscam qualidade, o perfil será o seu diferencial nesse tipo de plataforma.

Portanto, se você deseja usar esses sites de trabalho freelancer, entendo como essencial a organização de um bom perfil. Mantenha suas informações sempre atualizadas, certifique suas habilidades técnicas e, se possível, compartilhe imagens de trabalhos anteriores. Como temos muitas restrições nesses sites, é basicamente o que podemos fazer.

Envie propostas personalizadas

Um problema que os clientes enfrentam nas plataformas de trabalho freelancer está nas propostas genéricas recebidas. Como muitos orçamentos sequer são respondidos, os usuários criam uma descrição padrão e enviam o mesmo conteúdo em diversos projetos.

Eu não vejo isso como errado, pois realmente é muito desanimador criar uma proposta personalizada que nem será lida. No entanto, um mínimo de personalização já será um enorme diferencial. Aqui, você pode ter o cuidado de incluir o nome do cliente na saudação. Ou então uma breve frase que identifique o projeto em questão.

Não use links externos na sua comunicação

Outra dica importante para conseguir clientes está no uso de apenas texto em suas mensagens. Não acrescente, em hipótese alguma, links externos de contato. Isso vale, inclusive, para o seu portfólio profissional.

Essa é uma regra básica de plataformas como Workana ou 99Freelas. Elas dirão que é por “motivos de segurança“, pois oferecem a garantia de pagamento (que não se verifica em ambiente externo). É mentira. O que realmente acontece é que, se você enviar dados de contato, o cliente poderá entrar em contato contigo e a negociação acontecerá sem a comissão das empresas.

O problema é que elas são muito claras sobre esse processo. Elas também deixam claro que podem penalizar o usuário que compartilhar dados de contato. Além de ter o risco de perder sua conta, eventuais links serão moderados, fazendo com que o cliente sequer receba sua mensagem completa.

Saiba usar suas propostas

Outra característica típica dos sites de trabalho freelancer é a limitação de propostas. Isso representa que você não deve sair atirando para qualquer lado. Faça uma avaliação dos projetos disponíveis e entre em contato apenas com aqueles em que entenda ter boas chances de contratação.

Aqui, você pode usar de dois filtros. O primeiro é o orçamento do cliente para o projeto. Se ele não for compatível com o seu nível profissional, nem perca seu tempo enviando uma proposta que será recusada. Ademais, verifique se já não existem muitos freelancers participando.

Outra dica é focar em clientes que já possuem ao menos uma avaliação na plataforma. Assim você evita gastar suas conexões com pessoas que criaram um projeto, mas nem utilizam esses sites na sua rotina.

Site de trabalho freelancer é bom para conseguir clientes?

As plataformas de trabalho freelancer são bem simples de usar. Dessa forma, muitos iniciantes optam por começar a prospecção de clientes e projetos nesses sites. No entanto, como já comentei em diversos trechos, não considero que essas ferramentas são positivas para o profissional mais experiente.

Embora elas representem uma facilidade nas conexões, aproximando clientes e prestadores de serviço, há uma série de problemas para quem deseja ser valorizado. O primeiro deles são os preços absurdamente baixos praticados. Para quem deseja viver dos seus freelas, isso é um enorme desafio.

Além disso, as taxas cobradas são assustadoras. 20% do preço ficar com a plataforma apenas pela intermediação do pagamento é bizarro. Existem instrumentos — como os contratos — que podem gerar maior segurança na relação com o cliente sem esse abuso.

Por tudo isso que aprendemos ao longo do texto, considerando ainda as restrições para divulgar o próprio trabalho, entendo que os sites de freelas são úteis apenas para quem está iniciando. No longo prazo, são muito mais atrativos para o cliente (que paga pouco) do que para o profissional freelancer. Pelo menos na minha opinião.

Qual é a melhor forma para conseguir clientes?

Ora, se as plataformas de trabalho freelancer não são a solução ideal para conseguir clientes, onde buscá-los? Existem diversos recursos e ferramentas para esse objetivo. Em resumo, considero que as melhores oportunidades podem ser encontradas pelos canais abaixo.

  • LinkedIn: a rede social dos profissionais é um ambiente perfeito para encontrar novos clientes e parceiros. Por lá, temos pessoas em busca de conexões. Aliás, muitas empresas já adotaram o LinkedIn para o processo de recrutamento e seleção. Vale a pena ficar de olho.
  • Portfólio: o portfólio é uma ferramenta necessária para quem deseja trabalhar como freelancer profissional. Melhor ainda com um site próprio, pois revela compromisso e que você leva muito a sério a sua atividade.
  • Anúncios: os anúncios do Google podem ajudar a quem deseja investir para encontrar clientes. Caso o seu cliente busque por algo como “redator freelancer” ou “designer freelancer”, por exemplo, torna-se possível ser um dos primeiros resultados. Portanto, é outro bom caminho.
  • Indicação: por fim, não menospreze o famoso “boca a boca” de clientes antigos ou familiares. Essa é uma forma simples e barata de ter o seu trabalho divulgado. Além disso, por ser uma recomendação, o seu nome já ganha força em termos de confiabilidade.

E essas quatro são apenas as opções mais populares. Você mesmo pode buscar novos caminhos a depender do seu cargo profissional. Apenas atente-se para tentar a divulgação em um ambiente que faça sentido para a sua prospecção.