Ao longo das últimas aulas, estamos falando bastante sobre a escolha de projetos e não aceitar qualquer oferta que surja pela frente. A razão disso é que, afinal, muitos profissionais independentes têm apelado para valores absurdamente baixos apenas para não perder trabalhos.

E, ao menos de maneira geral, a razão desse comportamento é não saber como se comportar diante de uma quantidade razoável de competidores pelos trabalhos. Por isso, o vídeo de hoje fala um pouco sobre como lidar com a concorrência.

 

Lidando com a concorrência: como não se perder na busca pelos seus projetos?

É preciso dividir a análise sobre concorrência dependendo da maneira com a qual você busca o seus freelas. Se o foco está nos sites para encontrar trabalho freelancer, a chance de ser escolhido para um projeto é pequena. Você vai enviar diversas propostas e, infelizmente, muitas delas sequer serão consideradas.

Em outros meios de encontrar trabalho, como um site ou um portfólio, essa concorrência tende a ser menor. Isso vale em dobro para momentos em que o cliente vem atrás de você.

O que é preciso, portanto, é entender que a concorrência faz parte da vida de qualquer profissional. Quando você vai a uma entrevista de emprego, já está lidando com concorrência. Após ser contratado, também! Ou você acha que se não cumprir suas metas não será trocado por outro colaborador no cargo?

Portanto, não há motivo para desespero no caso de não ser aceito em alguns projetos. A concorrência é normal e você precisa manter a calma, entendendo oscilações naturais da vida de um freelancer.

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Como driblar a concorrência com a estratégia do Oceano Azul?

 

Uma forma muito bacana de lidar com a concorrência é usar da estratégia do Oceano Azul. Essa é uma maneira que temos de buscar mercados (e, por que não, projetos) que ainda sejam inexplorados. O exercício não é tão simples assim, mas pode ajudá-lo a buscar formas de se apresentar como freelancer de uma maneira diferenciada.

Quando identificamos uma forma de atuação que ainda não tem tanta concorrência, pode se tornar mais fácil conquistar clientes. Assim, se você identifica uma assimetria no mercado em que atua ou mesmo uma oportunidade de entregar algo de uma forma diferente do que já fazem alguns concorrentes, aproveite para driblar a concorrência e ganhar vantagem.

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