No ambiente profissional, muito se fala da necessidade de estabelecer networking para se destacar no mercado de trabalho. Para o freelancer, esse contexto não é diferente. Essa, afinal, é uma ferramenta fundamental para crescimento individual e também do seu negócio (ainda que ele seja independente).

É bem comum que os profissionais iniciantes fiquem presos às plataformas de trabalho freelancer na busca dos seus projetos. No entanto, como veremos no artigo de hoje, temos oportunidades muito atrativos que vão muito além do básico. E elas podem potencializar demais os seus resultados.

O que é networking?

Em primeiro lugar, caso você ainda não esteja familiarizado com o tema, networking pode ser traduzido como “rede de contatos”. A expressão se refere às pessoas que você se relaciona, especialmente (mas não unicamente) no âmbito profissional.

Um ponto importante a destacar sobre essa estratégia de relacionamento é que ela não se limita apenas aos seus clientes. A sua rede de contatos pode e deve ser muito mais ampla do que simplesmente uma fonte de trabalho. Você pode incluir diversas pessoas e cargos neste grupo como:

  • Familiares
  • Amigos
  • Companheiros de profissão
  • Outros freelancers
  • Ex-chefes

Veja que, apesar do foco profissional, os lanços vão além de uma relação “contratante e contratado”. Companheiros de profissão podem representar parceriais, ex-chefes podem recomendar o seu trabalho para potenciais clientes. O importante é ter um foco que vai além do agora, compreendendo as oportunidades de longo prazo.

Por outro lado, um bom networking não representa um grande volume de pessoas. Ter muitas conexões no LinkedIn, por exemplo, não significa que a sua rede de contatos é boa. De nada adianta ter 200 ou 300 contatos se você não se relaciona com eles. É preciso que essas pessoas possam contribuir de alguma forma com o seu crescimento profissional.

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Qual é a importância do networking para freelancer?

Uma vez que você tenha entendido a lógica do networking, pode surgir uma nova dúvida: como as redes de contatos ajudam os profissionais independentes? Ou, ainda melhor: qual é a importância desse recurso para um freelancer?

Poderíamos passar horas conversando sobre o tema, afinal, como adiantei, o networking vai muito além de simplesmente encontrar novas oportunidades de trabalho. Abaixo, listei alguns dos benefícios dessa estratégia:

  • Clientes e projetos: a primeira vantagem de ter uma boa rede de contatos está, claro, na busca por trabalho. Não deve ser seu único objetivo, mas acaba sendo o principal. Quanto maior a qualidade das pessoas próximas, maior a chance de uma indicação ou de um convite para atuar em um projeto.
  • Parcerias: outra situação muito comum de ter um bom networking são as parcerias. Você pode, por exemplo, juntar-se a profissionais com atividades complementares ao que você realiza, algo que permite oferecer aos clientes uma solução completa. Além disso, os parceiros podem trocar indicações de projetos também.
  • Estudo: estar em constante troca com outros profissionais (especialmente de áreas diferentes) permite que a gente aprenda muito. As experiências contribuem mais do que aparentam para o nosso crescimento e para o nosso aprendizado.
  • Relacionamento: como seres humanos, nós somos sociáveis. A depender da sua ocupação, é possível que exista muito tempo isolado e sem trocas com outras pessoas. As redes de contatos permitem que você faça amizades e mantenha a habilidade de comunicação.

É possível criar uma rede de contatos online?

É bem comum que as pessoas associem o processo de networking a eventos empresariais formais ou reuniões com um café enquanto apresenta o seu trabalho. Não é assim que funciona na prática.

Hoje em dia, com a presença da internet em boa parte das nossas atividades, é cada vez mais fácil criar redes de contatos mesmo sem a ação presencial. É o caso de comunicação por e-mail, participação ativa em redes sociais ou conferências online.

Apesar de ser até mais fácil conhecer pessoas online (afinal, a distância geográfica não é um obstáculo), mantê-las é proporcionalmente mais desafiador. Sem o contato físico, é comum que as trocas sejam mais frias e, com o passar do tempo, até esquecidas.

Como criar uma rede de contatos?

Para criar a sua rede de contatos, você pode adotar de algumas estratégias. É sempre bom avaliar o contexto de uma eventual abordagem para que não pareça invasivo, especialmente no entendimento se a outra pessoa busca o mesmo.

Com o surgimento do LinkedIn, o networking ficou mais fácil. Você pode enviar convites para a sua rede de contatos e aguardar o retorno. Não podemos nos esquecer, contudo, que essa é apenas uma das ferramentas disponíveis atualmente.

Abaixo listei algumas das formas pelas quais você pode começar a criar seus canais e contatos para crescer profissionalmente.

Comece pelas pessoas próximas

É bem comum que as pessoas mais próximas sejam ignoradas inicialmente quando pessoas na criação de networking. Esse é um grande erro. Aquele seu amigo de faculdade, por exemplo, pode conhecer clientes que buscam pelo seu serviço.

O mesmo vale para familiares. Os seus tios podem perfeitamente saber de uma demanda que pode te interessar. Além disso, caso eles sejam de outra faixa etária, é possível que eles mesmos tenham suas redes de contatos para compartilhar com você.

Portanto, caso ainda esteja começando como freelancer, o primeiro passo é justamente considerar as pessoas próximas. Precisamos partir de algum lugar e esse é o melhor possível.

Use as mídias sociais para se posicionar

Outra ferramenta muito subestimada para conhecer pessoas são as redes sociais. Elas permitem perfeitamente que você mostre a sua ocupação e compartilhe detalhes sobre a sua rotina profissional. Quem sabe um potencial cliente não está te observando casualmente?

Aqui, é importante apenas entender o contexto da plataforma que você está utilizando e também do público que a frequenta. O Facebook, por exemplo, permite que você crie uma página para divulgar seu serviço. Exagerar nas postagens no seu perfil pessoal pode incomodar os outros.

No entanto, existem mídias sociais que são perfeitas para essa finalidade. Além do LinkedIn, que seria um exemplo óbvio na medida em que é uma rede social profissional, podemos mencionar o Behance ou até mesmo o Instagram. Os stories são ótimos para compartilhar o seu trabalho sem “invadir” a timeline dos seus seguidores.

Frequente eventos da sua área

No âmbito físico, os eventos do seu segmento de atuação são ótimos. Busque por palestras em faculdades, feiras temáticas, entre outros. Eles são menos “confortáveis” na medida em que há certa exposição pessoal (algo que pode ser pior para pessoas introvertidas), mas o contato próximo é um diferencial.

Aqui, a abordagem não precisa ser incisiva ou invasiva. Tente se aproximar dos outros com perguntas, mostrando interesse pelo trabalho. Assim, aumentam as chances de que o contato seja agradável e que exista a criação de um networking. Lembre-se: pessoas frequentam esses eventos justamente para essa finalidade profissional.

Saia de casa para trabalhar

Para quem trabalha em casa, uma forma de driblar a solidão e ainda aprimorar os contatos é escolher um lugar externo para atuar. Os espaços de coworking são ótimos para esse objetivo. Eles abrigam diversos profissionais, permitindo que você os conheça.

Neste ambiente, o cuidado é para saber a hora de puxar assunto. Evite abordar quem esteja trabalhando, pois prejudica a concentração. Os espaços geralmente possuem uma copa ou área de convivência, sendo o local ideal para iniciar seu networking.

O networking ajuda o freelancer a crescer no mercado profissional

Como vimos no artigo de hoje, o networking é uma estratégia essencial para o profissional freelancer. Ele permite não apenas as famosas e esperadas indicações, como principalmente a elaboração de parcerias.

Um exemplo que já usei muitas vezes nos meus conteúdos é do redator que se junta ao designer. Assim, eles podem oferecer serviços completos aos clientes, como um e-book escrito e já diagramado. O valor agregado cresce e, consequentemente, crescem também qualidade, reconhecimento, oportunidades e reputação.

Portanto, esteja sempre atento à sua rede de contatos. Tente trabalhar para se cercar de outras pessoas bacanas e que possam ajudar na sua jornada freelancer. Caso tenha qualquer dúvida sobre o tema, é só deixar nos comentários. Esse é um assunto realmente importante para qualquer profissional contemporâneo. 😉