Os produtos digitais tomaram conta da internet. Eles estão entre as principais maneiras de rentabilizar a internet. E os cursos online estão, juntamente com os e-books, liderando os motores de busca do Google e as compras nas plataformas de infoprodutos. Afinal, investir em cursos online vale a pena?

A resposta depende do seu objetivo, obviamente. Há duas visões sobre os cursos online: a do produtor e a do consumidor. E você pode estar dos dois lados. Vale lembrar ainda que, para um produto valer a pena, dependerá sempre de uma visão extremamente pessoal sobre ele.

Produtor: vale a pena investir na criação de cursos online para vender?

Depende. E não é uma dúvida simples, mas uma série de questionamentos que todo produtor deve fazer não apenas para a criação de um curso online, mas para qualquer outro tipo de produto ou serviço.

A grande questão paira sobre o tema do seu curso. Ele precisa ter relevância para algum público. De nada adiantará você achar genial um curso sobre como se vestir bem em festas se não houver quem queira comprar esse tipo de informação.

Além disso, o produtor deve se preocupar também com a maneira que aquele tema já foi abordado. O nicho de como ganhar dinheiro na internet, por exemplo, tem alto número de buscas no Google, mas já está extremamente saturado. Existem muitas pessoas falando sobre ele e conquistar uma audiência no assunto passa a ser ainda mais complicado.

O bom produtor é aquele que encontra um assunto em potencial crescente e também consegue identificar um público que ainda não foi abordado. Ser mais específico costuma ser melhor do que algo para um público muito amplo – ao contrário do que pensa a maioria dos iniciantes.

Quando um produtor encontra um assunto com relevância e sem abordagem de qualidade tem nele uma grande alternativa para criar um curso online. Contudo, vale reforçar, deve ser algo que o produtor domine. Pesquisas complementares são sempre bem-vindas para tornar o conteúdo mais completo.

Afiliado: vale a pena revender um curso online?

A resposta é parecida com tudo que falamos sobre a curso online para ganhar dinheiro. Valerá a pena desde que o conteúdo seja de qualidade e, claro, tenha algum público interessado nele. Do contrário, você apenas perderá tempo na tentativa de divulgar algo que não será vendido.

A dica sobre segmentos muito explorados segue valendo. A maioria dos produtos digitais usa do marketing digital, principalmente com a produção de textos e vídeos. Ranquear um artigo sobre como ganhar dinheiro na internet certamente será muito complicado. Já existem diversos autores desse tema consolidados no mercado digital.

Quer conhecer mais sobre o mercado de afiliados? Então recomendo que você de uma olhada na Hotmart, uma das principais plataformas do segmento, oferecendo uma série de produtos.

Acessar a Hotmart

Cliente: o curso online ajuda a encontrar solução e melhorar o seu conhecimento?

Se a preocupação de produtores e afiliados está na venda, o cliente final também tem dúvidas sobre a compra de cursos online. E a resposta mais uma vez não é diferente: depende.

Existe muito material de qualidade nesse formato de produto digital. Alguns cursos online são certamente muito melhores que outros presenciais, porém é importante saber como montar um filtro em relação a isso.

O grande problema é que a internet ampliou demais o número de produtos criados e, juntamente com isso, veio a quantidade. Como é de se esperar, muito conteúdo deixa mais difícil a busca por qualidade.

Outro cuidado deve ser em relação aos comentários e avaliações do produto online. Eles geralmente ficam na página de vendas do produto e, claro, só trazem elogios. A verdade é que nenhum vendedor irá colocar ali algo que deprecie o seu produto e, portanto, muitas vezes aqueles comentários não possuem tanto valor.

No final das contas, o custo benefício sempre será o fator decisivo. Avalie o preço versus a sua necessidade sobre aquele tema abordado pelo curso. Quando enxergar algum valor, vá em frente. A maioria deles permite reembolso nos primeiros dias, reduzindo o risco da aquisição.

A vantagem é que a vida de um freelancer contemporâneo depende muito da internet e suas ferramentas – e bons cursos online permitem ampliar suas qualificações com investimentos relativamente baixos.

como ser freelancer

Afinal, vale a pena investir em cursos online?

De maneira geral, os cursos online são bastante atrativos para todos os grupos envolvidos com eles: produtores, afiliados e consumidores. O grande desafio é mesmo está na qualidade. Como há muito conteúdo sendo produzido, não é tão simples entregar algo que valha a pena.

Ao mesmo tempo, você pode aproveitar sim desse tipo de produto com viés profissional. Isso vale tanto para a realização de algum curso para melhorar os seus conhecimentos, como também para aumentar a sua renda com a comercialização.

Os cursos online são, portanto, alternativas interessantes para investir. Contudo, não se deve esquecer de fazer sempre uma análise sobre o segmento e, principalmente, sobre a qualidade. Esse filtro não é fácil, mas aqueles que conseguem fazê-lo encontram ótimas oportunidades para compra e para venda.

Ebook Freelancer Gratuito