O crescimento do trabalho freelancer fez com que alguns sites especializados surgissem. A ideia é simples: promover o encontro entre você e o seu cliente, com a intermediação de pagamentos, reduzindo os riscos de calote e garantindo tranquilidade na execução do trabalho.

Portanto, o assunto de hoje é para você que procura por workplaces, que são os sites para encontrar trabalho freelancer. Vamos trazer algumas das principais alternativas mais genéricas, ou seja, aquelas que abrigam diferentes tipos de serviços.

Os sites para encontrar trabalho freelancer

A ideia das plataformas é simples: promover o encontro entre você e o seu cliente, com a intermediação de pagamentos, reduzindo os riscos de calote e garantindo tranquilidade na execução do trabalho. De maneira geral, o funcionamento segue o seguinte roteiro simplificado:

De maneira geral, o funcionamento dessas plataformas segue o seguinte roteiro simplificado:

  1. O cliente publica um projeto no site com a necessidade
  2. Os freelancers enviam proposta, incluindo preço
  3. O cliente aceita uma das propostas
  4. O freelancer entrega o trabalho
  5. O site libera o pagamento

Ou seja, esses sites funcionam como intermediadores do processo, garantindo que as duas partes recebam o combinado. Qualquer problema, as plataformas participam e tomam uma decisão que entendem como justa, baseando-se no histórico de mensagens entre você e o seu cliente.

Vale a pena usar sites para encontrar trabalho freelancer?

Como qualquer estratégia ou modalidade para buscar projetos, os sites para encontrar trabalho freelancer apresentam prós e contras.

Em termos de segurança, as plataformas são excelentes. Além da questão da mediação que citamos anteriormente, há um risco mínimo de calote. E, para isso, você precisa ter esquecido de apresentar o seu trabalho dentro da própria plataforma.

Por outro lado, existem dois pontos negativos. Um deles é a comissão, valor cobrado pela intermediação (geralmente entre 10% e 15% do total do projeto). Você pode incluir esse valor no seu orçamento e deixar para o cliente arcar, se assim desejar. Contudo, o custo acaba sendo maior e pode gerar desistência.

O outro problema (e esse sim mais grave) é a concorrência. São muitos candidatos para os projetos e, acredite, muitos deles não são profissionais. Isso significa que cobram preços realmente baixos e entregam projetos de baixa qualidade — o que é péssimo para a classe como um todo.

De qualquer forma, não deixa de ser um bom local para encontrar serviços e clientes. A seguir estão alguns dos principais sites para encontrar trabalho freelancer. Aqui, falaremos de plataformas mais genéricas, englobando diferentes tipos de serviços. Depois, em outro artigo, abordaremos sites mais especializados, ok?

como ser freelancer

Upwork

A UpWork é uma das maiores plataformas mundiais de freelancing. Com uma grande quantidade de profissionais e clientes, encontrar um trabalho não é tão raro aqui. A moeda utilizada é o dólar, uma grande vantagem em momentos de disparidade tão elevada entre essa moeda e o real (como atualmente). Mesmo com a comissão, os rendimentos seguem atrativos. O problema fica por conta do idioma: é essencial que você domine o inglês.

Workana

A Workana é uma das opções mais interessantes. Ela tem todo processo de garantia financeira, avaliação de usuários e planos pagos dos demais sites. O diferencial está na gamificação: um sistema de ranqueamento interno que classifica os freelancers.

Você poderá subir de nível conforme ganha projetos e recebe boas avaliações. E o objetivo não está apenas em construir uma reputação (ainda que seja de grande importância), mas também aumentar as propostas semanais.

Isso porque o site limita o número de propostas semanais. É ótimo para quem está começando, afinal os usuários precisam pensar antes de sair enviando seus lances aleatoriamente. Por outro lado, o iniciante começará com menos de dez propostas semanais — e o primeiro job será sofrido como nas demais opções.

99 Freelas

Inspirado no site de empregos 99 Jobs, o 99 Freelas segue a mesma função de anúncios de trabalho, porém voltado para o mundo do freelancer. Os valores são garantidos pelo site e devolvidos aos clientes caso o projeto não seja concluído.

O site trabalha com uma versão premium (que é paga). Os projetos geralmente ficam bloqueados nos primeiros dias para esses usuários premium e, se você não usar do modelo pago, precisará esperar. Isso é ruim, pois inviabilizará várias parcerias e torna bem complicada a aceitação de novos cadastrados. O lado bom é que o volume de trabalhos publicados é bem alto.

Freelancer.com

Outro site muito conhecido é o Freelancer.com. É outra plataforma internacional, embora existam conteúdos em português também, embora em volume muito reduzido. Apesar de ser bem conhecido, as propostas semanais também são limitadas sem um plano premium, fato que pode dificultar a conquista de clientes.

Vinte Pila

O Vinte Pila é a versão brasileira do Fiverr, plataforma que funciona com serviços sendo oferecidos por cinco dólares. No caso do Vinte Pila, o valor padrão é de vinte reais (como o nome já sugere). Ao contrário das opções anteriores, aqui é o cliente que vem até você. O difícil é ser encontrado já que há uma quantidade muito grande de concorrentes.

Dentro de um serviço você poderá incluir atividades extras, aumentando o valor do job. Por exemplo, a sua oferta pode ser de fazer um artigo por R$20, mas com a possibilidade de incluir imagens caso o cliente pague mais R$10.

Ebook Freelancer Gratuito