A entrega do projeto é a etapa mais importante do processo entre você e o seu cliente. Isso porque tudo que abordamos até aqui na parte de execução como planejamento, organização, escolha de ferramentas e a própria atividade na prática são etapas invisíveis aos olhos do cliente. Ao menos no geral, ele não está ali fiscalizando o que você faz ou não diariamente.

É por isso que a finalização do trabalho acaba sendo justamente a parte mais importante dentro do freelancing. Essa, afinal, é a hora da aprovação. O momento em que o cliente precisa ver aquilo que solicitou dentro do exigido para considerar a tarefa devidamente concluída.

Como fazer a entrega do projeto ao cliente?

Justamente pelo fato de que o cliente não acompanha o seu dia-a-dia na totalidade, a maneira com que você vai apresentar o que produziu é capaz de influenciar totalmente na avaliação de quem contratou o serviço.

Em tempos de forte presença digital, muitas vezes você sequer fará essa apresentação presencialmente. Apenas isso, portanto, já permite que você entenda a importância de trabalhar com uma entrega realmente correta do projeto.

Alguns cuidados são básicos, enquanto outros podem ser exatamente o que você precisa para a diferenciação dos profissionais concorrentes. Vamos ver alguns deles a partir de agora.

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A revisão do que foi produzido

Entre os cuidados básicos está a própria revisão do que você fez. Erros acontecem e acabam passando, especialmente depois de horas imerso em um trabalho. No entanto, não é difícil perceber o que foi um mero deslize e o que realmente não passou por qualquer revisão.

Evite ao máximo essa situação, pois já conta pontos negativos na mesma hora. O restante da avaliação pode ser fortemente influenciado se o cliente detectar que houve displicência da sua parte.

A apresentação final

Você precisará enviar o seu trabalho ao cliente. E, mais uma vez, alguns cuidados básicos são necessários. O primeiro deles, afinal, é a maneira com que o cliente vai entrar em contato com o material.

Elabore uma apresentação que fique claro o que você levou em consideração para chegar à solução encontrada. Esse é um processo muito comum em trabalhos que exigem a criação de uma identidade visual, mas a prática pode se aplicar a todos os tipos de projetos que você participar.

Acredite: a maneira com que o cliente recebe o seu material faz muita diferença na análise qualitativa. Surpreenda sempre que possível neste aspecto — desde que, claro, isso não represente uma quebra do acordo definido.

O mockup como ferramenta diferencial

Se você não tiver a oportunidade de defender a sua produção pessoalmente, o uso de mockups pode ser uma boa forma de driblar a questão física. Esse modelo de apresentação permite a entrega do produto final de maneira muito mais visual, fazendo com que a avaliação seja mais completa por parte de quem contratou o serviço.

Essa é uma prática muito utilizada por designers. É o caso do envio de cartões de visitas, de sites construídos ou de logos. No entanto, você pode usar do mesmo pensamento para outros segmentos também. Basta colocar a criatividade para funcionar.

A fidelização do cliente

Por fim, trabalhar com uma entrega final de qualidade permite que você ganhe pontos não apenas na avaliação do seu projeto, como também na fidelização do seu cliente. Ao enxergar em você um profissional qualificado, o seu cliente tem boas chances de voltar a contratá-lo ou mesmo indicar para colegas e parceiros dele.

Como já vimos em outros momentos do Curso Como Ser Freelancer, a fidelização só traz benefícios. Um dos principais é a recorrência de trabalho, algo que ajuda diretamente no combate à instabilidade que um profissional independente acaba exposto. Pense nisso.

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