O universo dos freelas contempla uma grande variedade de potenciais clientes, não é mesmo? Para cada perfil, há também uma série de características tanto de nível de exigência, como também de questões como profissionalismo e rendimentos.

Mas, afinal, qual o melhor perfil de cliente para trabalhar? Hoje, nós vamos falar sobre três grandes grupos de clientes de uma maneira bem genérica e quais as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Qual é o melhor tipo de parceiro para trabalhar como freelancer?

A ideia deste artigo não é debater as características específicas de clientes, algo que você encontrará na aula mencionada no último parágrafo. O que pretendo discutir hoje é o porte do seu cliente, assim como nível de profissionalismo que teremos com cada um deles.

Basicamente, eles se dividem em três níveis:

  • Pessoa física
  • Pequenas empresas
  • Grandes empresas

Afinal, qual é o mais indicado para o seu perfil?

Trabalhando com pessoas físicas

As pessoas físicas são, geralmente, a porta de entrada de um freelancer. É assim que você começa a ser indicado e criar suas primeiras parcerias. Não menospreze, caso esteja começando, esse tipo de cliente. Apesar de orçamentos reduzidos, as oportunidades são mais comuns para quem ainda não tem tanto portfólio já que o foco é justamente o menor preço.

Por outro lado, existem questões negativas desse perfil. Além do pagamento médio inferior ao mercado, é comum que exista certo amadorismo. Já tive a situação, por exemplo, de um cliente que queria contratar serviços de redação, mas não sabia sequer qual seria o assunto do blog. Essa é uma situação que devemos evitar, pois um bom briefing é fundamental para a execução correta dos projetos.

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Trabalhando com pequenas e médias empresas

Em um segundo nível da sua carreira, podem começar a surgir empresas. Esse é, na minha humilde opinião, o melhor porte de cliente a se trabalhar. Aqui, já temos todo profissionalismo de um negócio que realmente existe e tem uma estruturação por trás.

É muito comum que você tenha pedidos de startups e empresas que não querem contratar um profissional da sua área em função dos custos que seriam assumidos. Vale lembrar, o funcionário via CLT custa muito caro para uma empresa.

Além disso, como são organizações sem tanta fama no mercado, elas costumam ter o que se chama de “brilho nos olhos”, mas você pode adaptar por vontade de crescer ou de bater suas metas. O importante é que os pagamentos são justos, as demandas mais sólidas e, ao menos na maior parte das vezes, os compromissos são cumpridos.

Por fim, caso o seu trabalho efetivamente ajude a organização e apresente resultados práticos para os gestores, a chance de que você seja visto como um parceiro importante aumenta consideravelmente. Assim, a parceria pode ser estendida para prazos indeterminados.

Trabalhando com grandes empresas

Muitos dos pontos positivos das pequenas e médias empresas também se aplicam às grandes organizações. Além disso, há todo destaque de ter como parceiro um negócio conhecido nacionalmente — ou até internacionalmente.

Esse seria o mundo ideal, não fosse um pequeno detalhe: essas empresas sabem perfeitamente do status que possuem. Desta forma, por vezes, isso pode trazer pontos negativos no estabelecimento de parcerias como pagamentos menores (há muita gente querendo trabalhar para esse tipo de companhia), por exemplo.

Certa vez recebi uma proposta de uma empresa deste porte cuja oferta financeira era incrivelmente abaixo da média que praticava no momento. E não houve margem para negociação: aquele era o preço, pegar ou largar. A força da marca contra a nossa imagem independente acaba prevalecendo.

Afinal, qual o melhor parceiro de trabalho para um freelancer?

Tudo que falei no artigo de hoje deve soar um tanto genérico — e de fato é. Não dá para dizer que toda grande empresa usa a força da sua marca para não remunerar tão bem, pois isso não é uma verdade absoluta. Tampouco é toda pessoa física que vai pedir algo de “maneira não profissional”.

O intuito do post é apenas gerar a possibilidade de você refletir sobre o perfil de cliente que tem trabalhado ao longo dos últimos meses. Se apenas aceita grandes projetos, talvez valha olhar com carinho para negócios em crescimento também. Ser um parceiro desse tipo de empresa permite que você contribua para a sua evolução e, consequentemente, cresça junto também.