Os mecanismos de buscas são amplamente populares nos dias de hoje. O Google, por exemplo, muito provavelmente faz parte ativamente da sua vida. E, dentro da produção de conteúdo, essas ferramentas desempenham um papel fundamental.

Agora que você já conhece um pouco o funcionamento do Inbound Marketing, já compreende a relação entre o trabalho de uma palavra-chave e um determinado público, ou seja, as pessoas que podem se interessar pela pesquisa do termo que você elegeu para o seu conteúdo.

Vamos entender agora como isso funciona na prática, abordando especialmente o funcionamento de uma ferramenta com papel de intermediação entre usuários e sites, mas extremamente importante nesse processo: os mecanismos de buscas.

O que são os mecanismos de buscas?

Talvez o nome formal da ferramenta não faça você lembrar de nenhuma empresa, mas há um nome com seis letras que é conhecido por todo planeta: o Google. A empresa tem uma série de produtos que vão além de entregar sites, claro, mas um dos principais é justamente o seu mecanismo de buscas. Aquele mesmo que você entra sempre que precisa tirar uma dúvida ou garantir aquela informação em um trabalho.

Para muitas pessoas, o Google é praticamente um oráculo da vida moderna. O que não está por lá, basicamente não existe. E, neste contexto, uma boa estratégia de marketing digital consiste em usar desta ferramenta para atrair novos visitantes ao seu site.

Embora extremamente popular e centralizador da maior parte do volume de pesquisas na internet, o Google está longe de ser o único mecanismo de busca que você tem para buscar termos online. Existem muitos outros como o Yahoo e o Bing.

O importante é que você entenda que um mecanismo de busca é, em suma, uma ferramenta online que armazena o conteúdo da internet em um banco de dados, oferecendo as melhores soluções aos seus usuários para uma determinada pesquisa.

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Como funcionam os mecanismos de busca?

O Google e seus parceiros tem um funcionamento simples, mas extremamente eficaz para ligar bons sites aos seus potenciais clientes e visitantes. De maneira geral, como já adiantei no começo deste texto, a sua função é de intermediar esse processo.

Um usuário pode ter uma necessidade, dúvida ou problema a resolver. Neste caso, é comum que essa pessoa acesse um navegador e use dos mecanismos de busca para encontrar respostas. Assim, ele digitará uma palavra-chave e aguardará os resultados apresentados.

Um dos objetivos da produção de conteúdo é estar entre esses resultados, de preferência na famosa primeira página do Google, que é a principal ferramenta utilizada para essa finalidade de pesquisas. Assim, com um bom posicionamento, o site aumenta a chance de receber cliques e acessos.

Existem diversas formas de criar conteúdos que possam ser entendidos pelo Google como completos ou ideais para responder às palavras pesquisadas pelos seus usuários. Contudo, falaremos disso em outro momento. O foco desta aula é apenas apresentar essa ferramenta.

Por que os mecanismos de buscas são importantes na produção de conteúdo?

Acredito que agora já seja um pouco mais óbvio, mas a relevância dos mecanismos de buscas, especialmente do Google, é gigantesca dentro das estratégias de marketing digital.

Hoje em dia, é difícil escapar do ambiente online. As pessoas vivem conectadas e precisam de rapidez nas respostas. Portanto, é extremamente importante dedicar tempo e esforço em um bom posicionamento. Por posicionamento, entenda uma colocação dentro do ranking interno da ferramenta (no caso, principalmente o Google).

Isso porque, quanto antes você aparecer para o usuário, maiores as chances de receber uma visita. E é neste aspecto que os mecanismos de busca são tão importantes e merecem uma atenção especial dos produtos de conteúdo. A posição do seu site (ou do seu cliente, claro) vai interferir diretamente nos resultados do negócio.

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