Toda profissão ou atividade tem algumas características que são importantes para uma boa execução das suas tarefas. Isso não é diferente para um produtor de conteúdo, afinal algumas habilidades são essenciais para se destacar em meio a concorrência — algo ainda mais importante para quem trabalha de maneira independente.
Entender a importância dessas características é simples quando se analisa o contexto de outras atividades também. Nada impede que uma pessoa tímida ou introvertida seja um bom jornalista. No entanto, essa pessoa possivelmente terá maiores dificuldades se tiver que apresentar um jornal na televisão ou participar de entrevistas coletivas, por exemplo.
Ou seja, você não é obrigado a ter todas as características que vamos listar a seguir para ser um bom produtor de conteúdo. Contudo, tê-las fará o processo muito mais simples e até mesmo mais “automático”, sem exigir que você tenha um esforço tão grande para moldar o seu perfil para a função. Vamos a elas!
As características desejáveis para um bom produtor de conteúdo
O que precisa ter um bom produtor de conteúdo? Quais as características que fazem desse profissional alguém de destaque no mercado de trabalho? Existe algo que você deve trabalhar para ser um profissional melhor? Vamos tentar responder essas perguntas a partir de agora, começando pela mais óbvia de todas: gostar de escrever.
Gostar de escrever
Existem diferentes formatos de conteúdo atualmente. Isso é um fato. No entanto, não podemos ignorar que a maior parte da demanda ainda é para textos. E-books, artigos para o blog e redação de e-mails para uma base são três das atividades que mais aparecem para os produtores de conteúdo.
Desta forma, gostar de escrever é fundamental para desempenhar um bom papel. Você provavelmente já ouviu aquela famosa frase que diz “trabalhe com algo que você ame e nunca precisará trabalhar na vida”, certo? Não é preciso levá-la ao pé da letra, mas a mensagem é clara: trabalhar com o que a gente gosta torna tudo mais leve.
Ademais, ainda precisamos pensar na facilidade de execução das suas rotinas. Ser um produtor de conteúdo consiste em criar muitos textos e, se essa atividade não agrada, então você possivelmente terá uma dificuldade em estabelecer um fluxo produtivo. É muito ruim ficar “travado” em uma atividade todos os dias.
Organização
A segunda característica de um bom produtor de conteúdo é a organização — e essa vale para qualquer profissional freelancer. Como profissional independente, você possivelmente terá diferentes clientes para gerenciar e, além disso, cada um deles terá diferentes pautas.
Quando falamos em “diferentes pautas”, não é apenas sobre a quantidade delas. Personas, quantidade de palavras, nível de profundidade dos temas, prazos… Tudo isso influencia a sua produção e exige ampla organização. Já pensou que erro grave confundir informações de clientes diferentes?
Portanto, é essencial ter esse tipo de controle para gerar seu calendário a cada dia. Organize pautas, prioridades e envios. Ademais, não deixe de registrar tudo para o momento da cobrança. Organização é fundamental para todos os processos de um produtor de conteúdo.
Ter o hábito de ler
A maioria das pessoas já ouviu que ler ajuda a escrever melhor. Embora essa afirmação de maneira isolada não seja necessariamente verdadeira, existem benefícios comprovados dessa prática.
Em termos de produção de conteúdo, podemos citar alguns:
- Ler textos de pessoas diferentes possibilita acompanhar novas maneiras de organizar seus conteúdos, trazendo novas ideias;
- Ajuda a reforçar conhecimentos técnicos de gramática, pontuação e coesão;
- Permite que você mantenha atualizado sobre assuntos importantes e tendência;
- Estimula o trabalho cerebral.
Flexibilidade
Outro ponto válido para qualquer freelancer é a flexibilidade. É preciso se adaptar em algumas situações e isso é fundamental para entregar bons conteúdos aos seus clientes, seja qual for o segmento de atuação.
Por mais que você prefira escrever artigos curtos, talvez em alguns momentos precise aceitar conteúdos mais densos ou e-books. Isso vale também para o tipo de persona que vai ler o texto. Você pode ser um especialista da sua área e amar uma linguagem técnica, mas por vezes a demanda pode exigir uma escrita mais acessível e popular.
No mundo da produção de conteúdo é a pauta que dita o ritmo do texto — e não o contrário. E o profissional deve estar preparado para entender esse contexto.
Criatividade
Outro ponto bem importante que você pode trabalhar é a sua criatividade. Claro, existem situações técnicas que precisamos seguir. No entanto, existem diversas formas de trabalhar uma construção textual e essa é a sua oportunidade de criar a sua marca. Se você fizer mais do mesmo, como vai se destacar no mercado de trabalho?
Nesse sentido, a criatividade é essencial. Evidente que tudo depende muito do formato do conteúdo. Se é algo mais voltado para definições e conceitos, é difícil sair do trivial. Contudo, quando tiver oportunidade, não deixe de criar algo diferente. Além de ser excelente para o seu cliente, é uma forma de dar mais vida ao trabalho.
Conhecimento
Características pessoais, como as que listamos aqui, são muito importantes. Mas é fundamental ter conhecimento técnico também. Aqui, não falo apenas da sua área de especialização ou de ter amplo domínio da língua portuguesa, mas principalmente de seguir buscando qualificação.
Hoje em dia, existem diversos cursos online que permitem a sua evolução sem precisar sequer encarar o trânsito da sua cidade. Muitos deles, aliás, são de boa qualidade e nem custos apresentam.
Portanto, não há desculpa para ficar estagnado — além de evitar que você acaba ultrapassado por concorrentes apenas em função da comodidade ou da preguiça. Não há espaço para isso na carreira independente.
Atualização
Um bom produtor de conteúdo está sempre antenado. Nas notícias, nas novidades, nas tecnologias… Alguns anos atrás, o Instagram era apenas um projeto. Hoje, está entre as principais redes sociais do mundo.
E não é apenas saber da existência dessas tecnologias, mas também como ela funcionam para produzir um conteúdo técnico e personalizado que efetivamente traga resultados aos clientes. É, afinal, completamente diferente fazer um artigo para blog, um post no Facebook ou um anúncio para Instagram.
Senso crítico
Por fim, ainda precisamos mencionar o senso crítico. Produzir um bom conteúdo demanda a capacidade de avaliação e de crítica a todo o momento. Todo conteúdo, sem exceção, sempre pode melhorar. É óbvio que não há necessidade de ser perfeccionista e ficar buscando mil erros, mas de entender aquilo que pode ser melhorado sem a necessidade de aguardar um feedback do cliente.
O cliente, afinal, entra nessa ponto também. Saber lidar com críticas é um grande diferencial. Vale lembrar que, ao produzir um conteúdo, você está fazendo para um público. E nem sempre a maneira pela qual você julga ser melhor efetivamente é. E quem conhece melhor a persona do que o próprio cliente? Portanto, saber ouvi-lo é primordial.
Deixar um comentário