Você já reparou como os textos para a internet possuem um formato bem diferente do que nos livros físicos? Isso acontece por conta de algumas características importantes que devem ser respeitadas. E uma das formas de fazê-las é por meio de dois elementos básicos: escaneabilidade e legibilidade.
Não se preocupe se os termos parecem técnicos ou desconhecidos. Você logo vai entender que não se trata de nada tão complexo assim — além de finalmente compreender porque muitos blogs usam apenas uma frase por linha.
O que é escaneabilidade?
A escaneabilidade é um conceito base de um texto para a internet. Ela, afinal, diz respeito ao conjunto de elementos que vão permitir que o usuário encontre suas informações de modo mais simples e prático. Um texto escaneável, portanto, é um conteúdo de fácil aproveitamento pelo seu visitante.
Vale lembrar que, no ambiente online, nós temos apenas oito segundos para impressionar um usuário e mantê-lo em seu site. E, ao buscar por respostas na internet, é bem provável que ele faça uma “leitura dinâmica” do seu conteúdo antes de começar, de fato, uma leitura completa.
É neste ponto que entra a escaneabilidade: ela permite maior facilidade no consumo do conteúdo, indicando cada bloco do texto e, junto com a legibilidade, tornando a experiência de consumi-lo mais simples.
Quais são as vantagens da escaneabilidade?
Agora você já sabe o que é a escaneabilidade de um texto, mas para qual finalidade? A primeira vantagem, como já vimos, é a facilidade de leitura — algo que você logo irá entender, pois no próximo tópico apresentaremos algumas das principais técnicas utilizadas.
Além disso, existem outros benefícios como a maior retenção do usuário na página. Uma boa apresentação, afinal, convida-o a conhecer os tópicos abordados antes mesmo de outra busca qualquer. Como consequência direta disso, cai também a taxa de rejeição do site, um dos critérios de SEO avaliados pelo Google.
Por fim, há maior valor em um conteúdo escaneável para o leitor do que um texto sem essa preocupação. Ainda que de forma indireta, a organização do conteúdo em tópicos torna a experiência mais prazerosa, fazendo com que o visitante valorize a página.
Quais as principais técnicas de escaneabilidade e legibilidade?
Assim como no caso das técnicas de SEO, existem alguns mecanismos que podem ser adotados em um texto para melhorar a sua escaneabilidade. Vamos conferir algumas dessas abordagens e por qual motivo você deve usá-las em seus textos.
Parágrafos curtos
O primeiro ponto de atenção é para o uso de parágrafos curtos. Ao contrário de um conteúdo físico, um texto na tela cansa a vista humana e, portanto, a apresentação estética é fundamental. Você mesmo já deve ter entrado em um site e desanimado só de ver um monte de palavras.
Assim, os parágrafos curtos servem justamente para que a apresentação do texto ocorra em pequenos blocos. Isso ajuda a aumentar os espaços em branco na tela e dividir a leitura em curtos tópicos, algo que obviamente traz impacto positivo na leitura.
Há quem defenda o uso também de frases curtas (inclusive o mais famoso plugin para avaliação de textos, o SEO Yoast). No entanto, isso não precisa ser levado ao pé da letra. Evite as frases longas apenas para que os próprios parágrafos não se tornam extensos e cansativos.
Repare que, neste mesmo texto, dificilmente eu uso mais do que quatro ou cinco linhas em cada um dos parágrafos. Em alguns casos, não haveria necessidade de divisão. Contudo, pensando na melhor experiência de leitura, essa é uma boa técnica a se adotar.
Palavras de transição
Outro ponto importante de escaneabilidade de um texto está nas palavras de transição. Elas nada mais são do que conectivos entre as frases, tornando a leitura mais agradável. É recomendável que você tenha ao menos 20%-25% desses termos ao longo de um conteúdo.
Repare que, em tese, esse é um fator de legibilidade que é conflitante com as frases curtas. Ao adicionar pontos finais, você perde a necessidade de usar palavras de transição. No entanto, é importante utilizá-las para o texto não ficar muito duro e estranho de ler.
Na prática, eu recomendo que você foque na qualidade do conteúdo. Não há necessidade de encurtar demais as frases se a leitura ficar desagradável. Veja abaixo alguns exemplos de frases em que adotei palavras de transição neste mesmo texto:
Heading Tags
Se não há obrigatoriedade de seguir 100% das dicas sobre palavras de transição e frases curtas, não podemos dizer o mesmo sobre as Heading Tags (ou, se preferir, os subtítulos). Eles, afinal, são o nosso principal guia para direcionar a leitura.
Para uma boa funcionalidade, as Heading Tags devem ser objetivas sobre o que será abordado naquele tópico. Assim, apenas olhando para os subtítulos, o leitor já sabe o que será tratado e, claro, se aquele trecho do texto interessa ou não.
Além disso, possuem uma importante função de hierarquia. Repare que, neste texto, o subtítulo “quais as principais técnicas de escaneabilidade e legibilidade?” é maior do que os tópicos que estão dentro dele (como este abordando as Heading Tags).
Imagens e vídeos
Uma vez que a leitura online pode cansar a vista, a quebra do texto é um recurso desejável. E imagens e vídeos permitem que isso seja feito de maneira muito funcional. Você terá, afinal, um conteúdo visual, mas que também agrega ao conteúdo. Assim, vídeos, infográficos ou ilustrações são muito bem-vindos nesse objetivo.
Por outro lado, evite arquivos que sejam muito pesados. Especialmente para acessos via celular, eles podem demorar a carregar e atrapalhar a leitura nesses dispositivos. O assunto divide opiniões, mas acredito que, se as imagens complementam o conteúdo, elas podem sim ser muito úteis em termos de legibilidade.
Formatação
Ainda que você não esteja diagramando um material rico (como um e-book), a formatação do texto é um recurso bastante útil em termos de legibilidade e escaneabilidade. O primeiro cuidado é usar uma fonte que seja legível no conteúdo. É muito ruim precisar decifrar cada letra como se fosse um desafio.
Além disso, outros dois formatos são bem utilizados: o negrito, para destaques, e o itálico, para termos estrangeiros ou citações. Em ambos os casos, utilize com moderação. Nada de sair “negritando” um parágrafo inteiro — ou então o objetivo de destacar algo acaba se perdendo.
Repare na imagem abaixo e veja como o uso de negritos em trechos específicos ajuda a dar destaque às informações. O efeito não seria o mesmo se tudo estivesse com maior relevância do que o texto original.
Marcadores
Por fim, outro recurso útil em termos de escaneabilidade está no emprego de bullet points (marcadores). Aqui, você pode usar tanto listas comuns, como numéricas. Elas ajudam a organizar um bloco de informações, indicando de maneira organizada algum tipo de listagem.
Deu para entender a função da escaneabilidade?
Se você passar o olho apenas nos subtítulos deste artigo sobre escaneabilidade, rapidamente perceberá o que este conteúdo oferece em termos de informação. Isso é, em essência, a principal característica de um texto escaneável.
Adotando essas técnicas que compartilhei neste artigo, seus textos estarão adequados para uma boa experiência do usuário final. Não se esqueça de usar também as técnicas de SEO, tornando o conteúdo mais fácil de indexar no Google, o principal mecanismo de buscas do nosso planeta.
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