A produção de conteúdo é uma atividade que vem em alta nos últimos anos. Não por acaso, é uma das principais ocupações de quem trabalha como freelancer, possibilitando oportunidades às diferentes formações profissionais. Isso porque, claro, qualquer tipo de negócio precisa de conteúdo nos tempos de hoje.

Foi justamente pensando nesse cenário que o Conexão Freelancer resolveu trazer uma nova série de conteúdos gratuitos que vão compor o nosso Curso Produção de Conteúdo. Nada melhor do que começar entender do que se trata essa atividade, não é mesmo? Então vamos lá!

O que é marketing de conteúdo?

O mundo mudou muito. Internet, globalização e velocidade de informação são termos comuns para indicar as novidades da modernidade. É de se imaginar, portanto, que os negócios também sofreram modificações em comparação ao passado, especialmente no que se refere aos processos de comunicação.

É o que acontece com o marketing de conteúdo que, em suma, é uma estratégia adotada pelas organizações para potencializar oportunidades de relacionamento com os seus clientes, fidelizando-os ou atraindo novos consumidores que ainda não são compradores da marca por meio da produção de conteúdo gratuito e relevante.

Nesse processo, o foco não é a venda. É a informação.

A utilização do marketing de conteúdo pode levar uma empresa a encontrar diferentes resultados como:

  • Atrair novos visitantes para o site
  • Conquistar potenciais clientes que talvez sequer soubessem da existência da marca
  • Gerar autoridade no segmento ou nicho de atuação
  • Despertar o interesse de visitantes em produtos e serviços
  • Associação da marca como referência de qualidade e conhecimento no tema
  • Converter vendas e gerar leads
  • Fidelizar clientes que já compraram alguma vez com a empresa

E o que é produção de conteúdo?

Ao contrário do que muita gente pensa, produção de conteúdo não é apenas escrever textos para um blog. Trata-se, afinal, de uma atividade muito mais ampla e que envolve diretamente a estratégia e o marketing de uma empresa.

É claro que, entre outras funções, o produtor de conteúdo também escreve. Podem ser artigos, e-book, textos para infográficos e muitos outros formatos textuais. No entanto, a ideia não é apenas compartilhar ideias como um texto qualquer, mas sim apresentar uma estrutura pronta para alavancar resultados de um negócio basicamente pelo seu conteúdo.

Tudo isso pode ser um tanto confuso se você não tem afinidade prévia com a área. Ora, como um texto pode ter relação com receitas, vendas e tudo mais que envolve uma empresa? Para entender esse contexto, é preciso ir além e aprofundar o estudo sobre marketing de conteúdo e Inbound Marketing.

Produção de Conteúdo x Marketing de Conteúdo?

Por que a produção de conteúdo é tão importante em tempos de marketing de conteúdo? Será que você já tem uma resposta?

Quando falamos de marketing de conteúdo, estamos pensando na estratégia que você viu acima com diversos objetivos para uma organização. A produção de conteúdo nada mais é do que a atividade ou ação de executar essa estratégia, entregando os materiais necessários para engajar um público desejado.

Se o planejamento de marketing de uma empresa envolve a atração, aproximação e a conexão com potenciais clientes, é preciso ter conteúdo para esse objetivo. É aqui que entra a área de produção: tornar a estratégia de marketing viável e, mais do que isso, produzir resultados.

Vale frisar neste ponto que sempre há um objetivo específico em cada conteúdo disponível na internet. Sabe aquele artigo que você leu ontem ou aquele e-book grátis que baixou apenas fornecendo seu e-mail? Pois bem, são frutos de um trabalho de marketing de conteúdo.

Em suma, podemos contextualizar esses dois termos principais da seguinte forma:

  • Marketing de conteúdo → estratégia
  • Produção de conteúdo → execução

curso gratuito produção conteúdo

Como funciona a produção de conteúdo na prática?

Hoje em dia, não há como negar a importância da internet na vida cotidiana. Isso vale tanto para o lado pessoal, com gente sempre conectada em mídias sociais e buscando informações sobre o que está acontecendo, como para aspectos profissionais, desta vez focando no lado empresarial.

Neste cenário, o público de uma empresa é muito mais ativo do que outrora. Propagandas não são possíveis apenas em um outdoor ou na televisão. Elas podem estar a todo o momento na tela do celular de um potencial cliente.

Veja, isso não significa que só publicidade e anúncios sejam utilizados. Muito pelo contrário: focar demais na venda apenas pode impactar negativamente uma estratégia de marketing de conteúdo. É realmente importante que este seja de qualidade, relevante e que gere engajamento de uma audiência antes de pensar em qualquer tipo de venda.

Ou seja, estamos falando de uma estratégia de longo prazo. Trata-se de um relacionamento. Uma empresa oferece conteúdo de qualidade. O cliente gosta e passa a consumir aquilo, confiando cada vez mais na empresa. Desta forma, a conversão de venda é apenas a formalização de um processo muito mais próximo e amplo.

Nem é preciso dizer que é muito mais fácil vender e fidelizar com essa estratégia do que usando do marketing tradicional, não é mesmo?

Qual é o objetivo de um conteúdo?

Se mesmo lendo até aqui você ainda pensa que o objetivo principal de um conteúdo é vender, o seu primeiro passo como profissional da área é mudar a mentalidade. Esse é sim um dos fatores que levam uma empresa a investir na estratégia, mas jamais pode ser a prioridade.

O fator mais importante da produção de conteúdo é a informação relevante. Essa informação precisa, necessariamente, ser útil ao leitor. A utilidade está ligada à solução: ela precisa resolver um problema do cliente.

A maior parte das pesquisas feitas nos mecanismos de buscas, especialmente o Google, contém algum problema. É um dúvida, um medo, uma dor. É aqui que entra o marketing de conteúdo: ele vai entregar uma solução ou uma resposta ao usuário.

Abra artigos aleatoriamente por aí. Você verá que alguns deles apresentam ofertas, mas não representam a maioria. O grosso dos conteúdos informam e solucionam. Assim, quando um determinado cliente precisar comprar algo, ele vai se lembrar da marca que o ajudou antes de concorrentes.

Além disso, trata-se de uma forma excelente de criar uma visão positiva sobre uma empresa, pois ela efetivamente ajudou o potencial cliente sem precisar efetivamente forçar uma venda. É como uma ajuda espontânea, gerando credibilidade para a marca.

Quais os formatos de conteúdo que existem atualmente?

No começo desta aula, eu prometi a você que não eram apenas textos para blogs que envolvem uma estratégia de marketing de conteúdo, certo? Agora é hora de falarmos mais sobre isso, até mesmo pensando nas oportunidades de trabalho que você pode adicionar à sua vida de freelancer.

Vamos, portanto, dar uma olhada nos principais formatos de conteúdo que existem atualmente. Digo atualmente porque, claro, vivemos em um mundo totalmente dinâmico e que pode gerar novos modelos de trabalhar a qualquer momento.

Artigos para blogs

Os artigos para blogs estão, sem dúvida, entre as principais demandas da área. É por meio deles que as empresas são localizadas em mecanismos de buscas e podem iniciar relacionamentos com potenciais clientes respondendo dúvidas e trazendo soluções para problemas simples, mas importantes.

Para aumentar a chance de produzir resultados, um artigo pode ser otimizado (falaremos sobre o famoso SEO em aulas futuras). Em suma, trata-se de uma série de técnicas empregadas para apontar ao Google (e aos demais mecanismos de busca) que aquele artigo tem a melhor resposta para o problema do usuário.

Se você está conhecendo hoje a produção de conteúdo, tudo pode parecer muito confuso. Não se preocupe. Por enquanto, o importante é entender que um artigo traz a base estratégica da produção de conteúdo, atraindo novos usuários para um site ou uma página. Assim, a empresa pode trabalhar esse cliente com ainda mais conteúdo.

E-books gratuitos

Outro formato muito comum dentro do marketing de conteúdo é a disponibilização de e-books. Aqui, a estratégia é um pouquinho diferente. A ideia da empresa é fornecer um material escrito (o e-book) em troca do e-mail de um visitante. Ou seja, ele irá fornecer o seu endereço para envio do material e, do outro lado, a empresa passa a ter uma forma de comunicação importante.

Veja que essa é uma estratégia fantástica para as duas partes. O visitante recebe um material gratuito, geralmente muito mais denso, completo e estético (e-books costumam ter um design caprichado) do que se encontra em artigos de blog. A empresa, por sua vez, passa a ter um novo contato para comunicação. E tudo isso sem precisar de um SPAM.

Aqui mesmo no Conexão Freelancer, nós temos essa estratégia com o nosso e-book gratuito para freelancer. É sempre uma maneira importante de iniciar o diálogo junto ao visitante de maneira positiva, entregando um conteúdo de valor.

Veja que artigos e e-books conversam diretamente. O artigo é responsável por trazer visitantes ao site da empresa que, por sua vez, vai oferecer um e-book (ou outro material gratuito) para tentar receber um e-mail e convertê-lo em lead — você entenderá essa termologia na próxima aula.

Lembra-se de que falamos sobre a importância de gerar conteúdo gratuito e relevante para um visitante como essencial para a estratégia de marketing de conteúdo? As coisas começam a fazer sentido agora, não? =)

Posts em mídias sociais

Não é apenas conteúdo longo e denso que serve para o marketing de conteúdo. Em tempos de conexão constante por parte dos usuários, as mídias sociais são extremamente importantes na comunicação de uma empresa. Isso é feito por meio de posts, mais um formato de trabalho dentro da produção de conteúdo.

Embora elas precisem de textos descritivos, esse tipo de publicação pede dinamismo e simplicidade. Textos longos não funcionam bem e, para despertar a atenção de um potencial cliente, é preciso oferecer algo com contraste. Imagens chamativas são, portanto, essenciais.

Por essa característica, normalmente essa é uma função de produção de conteúdo que fica destinada aos designers. Os redatores contribuem com a parte textual, mas a dependência de um layout atrativo é maior do que nos dois modelos anteriores.

Produção de vídeos

Talvez você já tenha escutado falar que os seres humanos têm uma facilidade muito maior em associar recursos visuais do que textos. Esse fato traz o vídeo como mais um formato importante da produção de conteúdo.

Aqui, existem diversas maneiras de explorar o recurso. A mais tradicional é compartilhar vídeos em um canal no YouTube. O objetivo segue o mesmo: temas relevantes, gratuitos e que agreguem algo ao leitor. Esses vídeos podem fazer parte da ilustração dos artigos, gerando trocas entre os dois formatos.

Além disso, uma empresa pode querer trabalhar com a criação de cursos online. Este que estamos desenvolvendo sobre produção de conteúdo é mais um exemplo disso. Ao contrário do nosso, no entanto, as empresas costumam exigir um cadastro para liberação das vídeo-aulas. A ideia é a mesma do e-book.

Envio de e-mail marketing

Algumas das estratégias de conteúdo consistem na disponibilização de um material gratuito para, em troca, receber um e-mail de contato por parte do cliente potencial. Naturalmente que esse contato pode e deve ser utilizado, desde que corretamente.

Ou seja, a estratégia não consiste em sair forçando vendas, mas sim seguir compartilhando conteúdo, desta vez de maneira ainda mais pessoal e intimista. As ferramentas de e-mail marketing permitem automações e personalizações que agregam ainda mais ao leitor.

Outros formatos de conteúdo

Além desses todos que foram listados, ainda existem outros modelos de conteúdo que as empresas utilizam para criar engajamento com seus seguidores. Um deles é o podcast, uma espécie de “programa de rádio” específico sobre um tema de interesse da audiência.

Além disso, as organizações vêm investindo muito em eventos e conferências. Esse formato é mais complexo e costuma sair do ambiente online, exigindo organização também de profissionais de marketing. De qualquer forma, um produtor de conteúdo precisa mapear essas situações, nem que seja para trabalhar na criação de uma página de conversão.

Como eu posso trabalhar área de produção de conteúdo?

Como você viu, demanda para trabalhar com conteúdo não falta. É por essa razão que a atividade é uma das mais comuns entre profissionais freelancers. E esse perfil, aliás, é muito buscado pelas empresas.

Sendo um profissional independente, existem duas formas principais de trabalhar na área:

  1. Conquistando clientes por conta própria;
  2. Trabalhando com agências que terceirizem a produção de conteúdo.

Vamos falar um pouco sobre cada um deles agora.

Encontrar clientes por conta própria pode ser um pouco mais difícil no começo, especialmente se você não tem um bom portfólio. Acontece que muitas empresas não querem contratar agências, pois são caras (até em função de outros serviços que oferecem no pacote). É aqui que entra o profissional freelancer, resolvendo o problema de conteúdo de um negócio, mas com o preço médio mais acessível.

A segunda opção é de trabalhar com agências. Veja que o texto diz trabalhar “com” agências — e não para elas. Portanto, não estou sugerindo que você seja contratado diretamente de uma, mas sim que desenvolva parcerias. Muitas delas terceirizam essa produção de conteúdo para freelancers, focando em outros detalhes mais estratégicos.

Alguns números do marketing de conteúdo

Para encerrar esse conteúdo, vamos conferir alguns números importantes da área. Assim, você pode tanto ter um entendimento ainda maior da importância da atividade para as organizações e ainda ter argumentos para negociar com seus clientes e oferecer esse tipo de serviço.

Os dados foram coletados pela Rock Content na sua pesquisa Content Trends 2019 e na página de estatísticas do marketing de conteúdo.

Como as empresas usam do marketing de conteúdo?

  • 62% mais econômico do que o marketing tradicional, o marketing de conteúdo ainda gera três vezes mais leads para as empresas
  • 67,3% das empresas usam da estratégia de marketing de conteúdo
  • 85,8% das empresas que ainda não usam da estratégia pretendem iniciar o trabalho
  • 54,9% pretendem aumentar o investimento em produção de conteúdo
  • 65,4% aumentou o volume de produção de conteúdo em 2019

Como as pessoas usam o marketing de conteúdo?

  • 97,3% dos entrevistados consomem conteúdo online
  • 80% dos entrevistados usa o Google para buscar informações

Como é o mercado de marketing de conteúdo?

  • 33,2% das empresas que trabalham com marketing de conteúdo possuem equipes pequenas (entre 2 e 5 funcionários) para essa atividade
  • 62% das empresas terceirizam seu marketing de conteúdo
  • 33% dos cliques no Google são para o primeiro resultado