A vida de um freelancer é repleta de características bem particulares. Existem diversas situações que devem ser ponderadas, afinal se trata de um modelo de carreira bem diferente do que acontece em um emprego formal.

Entendo que não há um melhor ou pior, mas sim aquilo que melhor se adapta ao perfil de cada pessoa. Por isso, ao invés de tratar o tema como “vantagens e desvantagens”, opto por trabalhar as vantagens e riscos de ser um freelancer. Você verá alguns dos principais tópicos abordados no vídeo de hoje. Vamos a eles.

 

Vantagens e riscos de ser um freelancer

Ao contrário do que costuma acontecer normalmente, não gostamos de dividir os tópicos em “prós” e “contras”. O motivo é simples: cada item pode ser positivo ou negativo, dependendo do seu próprio perfil. Vamos entender brevemente essa situação.

Finanças pessoais

O aspecto financeiro é o primeiro e, talvez, mais importante aspecto para avaliação. Não há grande segredo sobre esse ponto. Por um lado, você define o valor por hora do seu trabalho e, portanto, acaba sendo mais valorizado. Por outro, existe uma grande instabilidade de rendimentos mensais. Meses de grandes ganhos serão alternados por outros de clientes mais raros.

Carreira

A carreira é o segundo ponto a pensar. O freelancer não tem um plano de carreira pré-definido a trilhar. Isso pode ser positivo, na medida em que você que define qual caminho seguir, entretanto também significa abrir mão de alguns benefícios trabalhistas do trabalho em regime de CLT. Ao mesmo tempo, é necessário lidar com a instabilidade de projetos.

Atividade

Outro ponto positivo da carreira freelancer está sobre a atividade a realizar. Como você escolhe os projetos que vai participar, as atividades executadas costumam ser eleitas pelo gosto pessoal. Existe a possibilidade de diversificar tarefas, clientes e segmentos. O cuidado deve estar apenas em ampliar demais o leque e tornar-se superficial em relação aos seus concorrentes.

Social

Um aspecto mais pessoal sobre vantagens e riscos de ser freelancer reside sobre o lado social. Pessoas mais comunicativas devem se preparar para períodos de maior isolamento e solidão. Esse é um problema que pode ser minimizado com espaços de trabalho coletivo, como são os coworkings.

Tempo

Se você ainda é um freelancer iniciante, provavelmente já ouviu falar sobre a possibilidade de trabalhar quando bem entender, certo? Essa não é uma afirmação totalmente errada, mas também não reflete a realidade.

A flexibilidade de horários é sim um ponto muito positivo, porém vem acompanhada de uma grande necessidade de organização. Sem ela, não é difícil se perder na própria rotina e trabalhar muito mais do que o ideal. Lembre-se ainda de que, conforme evoluir na carreira, os projetos e clientes deverão aumentar cada vez mais. Você precisará gerenciá-los com perfeição.

Autonomia

Diretamente ligada à gestão do tempo, a autonomia é outra grande vantagem da vida freelancer. Você tem total poder de decisão sobre a sua vida pessoal e profissional, contudo, também precisa assumir as responsabilidades das suas escolhas. Não há chefe ou burocracia empresarial para culpar quando atrasar uma tarefa.

Essas são as principais vantagens e riscos de ser um freelancer. Cada uma delas pode ser aberta em outras tantas. Essa visão geral, porém, já permite que você entenda habilidades e características mais importantes para ser um bom freelancer. Avalie aquilo que tem mais dificuldade e foque nisso para aprimorar.