A internet trouxe muitos benefícios. Entre eles, claro, a possibilidade de trabalhar de maneira remota, como já vimos durante as aulas do nosso curso. O nomadismo digital é, em suma, uma consequência direta do processo, permitindo que pessoas possam viver viajando sem depender de férias e folgas.

Se você trabalha de maneira online e, ao contrário do formato tradicional de emprego, não tem obrigatoriedade de estar presente fisicamente para exercer sua ocupação profissional pode estar em qualquer lugar do mundo. Afinal, para trabalhar, você precisa apenas de internet e do seu computador, concorda?

É aqui que entra esse estilo de vida. Ele permite que você conheça e viva em diferentes locais do mundo. Há quem nem volte ao Brasil, rodando o planeta enquanto trabalha.

como ser freelancer

É realmente possível viver como nômade digital?

Uma das primeiras dúvidas de quem conhece o nomadismo digital é a sua viabilidade no, digamos, “mundo real”. Respondendo objetivamente, sim, sem dúvidas que é possível você viver como nômade digital.

Ser possível, no entanto, não é sinônimo de ser fácil. Existem diversas questões que devem ser administradas. Podemos citar, por exemplo, itens básicos como hospedagem, alimentação e a própria internet. Além disso, temos as questões pessoais como a saudade de familiares/amigos e a adaptação para atendimentos dos seus clientes.

Os custos acabam sendo maiores do que morando no seu país de origem, especialmente em localidades de moeda mais forte que o real (dólar e euro são dois bons exemplos dessa realidade). Você pode usar sites como o Numbeo para fazer um comparativo do custo de vida.

O nomadismo digital como estilo de vida

É evidente que o nomadismo digital é apenas um exemplo que achei bacana trazer dos benefícios que o freelancing proporciona a quem opta por trabalhar dessa forma. Contudo, você não precisa ser de fato um nômade digital se isso não condiz com o seu perfil. O mais importante é sempre sentir-se bem com a sua vida.

Ainda assim, esse conceito pode trazer alternativas bacanas para quebrar um pouco a monotonia da rotina. Talvez você não queira viver viajando a todo o tempo como sugere a vida de um nômade digital. Ao mesmo tempo, pode ser uma boa ideia se programar para viajar a cada três meses, não é mesmo? Tudo é questão de organização e planejamento.

Onde encontrar mais informações sobre o nomadismo digital?

Se você curtiu a ideia de viver como nômade digital, viajando enquanto trabalha, pode buscar mais informações em sites de quem já tem esse estilo de vida. Como não é o meu caso, deixarei aqui algumas referências bem bacanas para que possa se aprofundar mais no tema.

Ebook Freelancer Gratuito