Recentemente, nós fizemos um artigo abordando como recusar um projeto que você não entenda como bacana para determinado momento. No entanto, e quando a situação é inversa? Como lidar com o não do cliente? É sobre isso que falaremos nesta última aula do módulo de negociação.
O que fazer para lidar com o “não” do cliente?
Se existe uma coisa inevitável no trabalho independente é que, vez ou outra, receberemos uma negativa para uma proposta de trabalho. Os motivos de uma contratação variam, sendo comum que a qualidade não seja o mais determinante deles. Preço e prazo de entrega, por exemplo, costumam pesar mais para os clientes.
É importante saber dessa informação, pois é a melhor maneira de lidar com uma resposta negativa. Não há motivos para entrar em desespero ou começar a se cobrar demais, ainda que você entenda que poderia oferecer algo mais interessante. O que deve ficar nessa hora é sempre, sem exceção, o aprendizado. Jamais a culpa.
E se a negativa vem ao longo do projeto? Como lidar com as críticas?
As críticas fazem parte de toda profissão. O freelancer não está isento a elas. Em algumas situações, os clientes não vão aprovar o que você entregar e saber lidar com isso é fundamental.
Vale sempre reforçar que o seu trabalho é fazer o que o cliente quer – e não o que você acha bom. Muitos freelas ficam irritados quando recebem alguma crítica, pois trata o seu trabalho como um filho. Não é assim que funciona.
Quem precisa gostar da entrega é quem contrata. Portanto, foco em agradar o cliente — e não o seu gosto pessoal. As críticas feitas a uma entrega ou mensagem raramente tem caráter pessoal, mas sim são baseadas no confronto entre expectativa e entrega. Separar essas situações é algo bem importante.
Aliás, sejamos sinceros, lidar com o não do cliente de vez em quando é até saudável. Evita, entre outras situações, que o freela passe a pensar que é o rei do assunto e que suas verdades são inquestionáveis. Como lidamos com diferentes tipos de clientes, não há apenas um caminho a seguir.
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