Um dos conceitos que mais geram dúvidas em estudantes e profissionais está na definição da diferença entre eficiência x eficácia. Afinal, qual a diferença entre esses dois termos? Você sabe se é eficiente ou eficaz? Confira a seguir!

 

Eficiência: fazer certo as coisas

A definição de Peter Drucker, considerado como “pai da Administração” com excelentes obras sobre temas relacionados ao segmento, remete à eficiência como “fazer certo as coisas“. Isso significa que para ser eficiente, nós devemos fazer o melhor com os recursos que se apresentarem.

 

A eficiência não tem ligação direta com o resultado, mas sim com os processos. Uma empresa eficiente tem os melhores processos dentro dos seus recursos individuais, mas não necessariamente apresenta o melhor produto final da sua área.

Eficácia: fazer as coisas certas

Embora pareça a mesma coisa, a eficácia é diferente. Ela está diretamente relacionada com o resultado final. Basicamente, significa “fazer as coisas certas” – que é diferente de “fazer certo as coisas” que vimos anteriormente.

Uma empresa eficaz não precisa ter o melhor uso do seu tempo, tampouco ter os melhores processos internos. A entrega final, porém, é a melhor possível e dentro daquilo que dela se exige.

Eficiência x eficácia: qual a diferença?

A diferença entre eficiência e eficácia está, portanto, no foco de análise de um processo como um todo. Enquanto a eficiência está ligada aos recursos e da melhor utilização deles (meios), a eficácia fica totalmente voltada ao resultado final (fins). Um profissional pode perfeitamente ser eficiente e não ser eficaz (e vice-versa).

Para melhor entendimento, nada melhor do que um exemplo prático, certo? Imagine então um estudante que queira passar no vestibular.

Esse estudante certamente irá se preparar para a prova. Criar rotinas de estudos, revisar conteúdos e buscar organizar seu tempo para o momento da prática são algumas das ações possíveis. Mesmo que nosso aluno seja impecável nesse planejamento, pode acontecer de não ser aprovado. Nesse caso ele está sendo eficiente, mas não necessariamente eficaz.

Por outro lado, ele pode sair alguns finais de semana e não utilizar adequadamente o seu tempo de estudo. Ainda assim, caso seja aprovado, ele terá sido eficaz, isto é, alcançará o objetivo do seu desafio.

Em resumo, a boa preparação para a prova garante a sua eficiência, enquanto que uma eventual aprovação representará a eficácia. A eficiência, portanto, está ligada aos meios e aos processos. Já a eficácia é basicamente análise do resultado. Ficou claro o significado de cada conceito?

E você? É eficiente e eficaz?

Um freelancer, assim como qualquer profissional, também poderá ser eficiente e eficaz. É verdade, diga-se, que também poderá não ser nem um, nem outro (e por isso é tão importante apresentar organização dentro da rotina).

Um freelancer eficiente é focado nos processos. Trabalha com os melhores softwares, organiza bem o seu tempo, mantém contato frequente com clientes, está atualizado com boas práticas de mercado. Ainda assim, para ser eficaz, ele precisa entregar bons trabalhos.

O ideal, claro, é ser eficiente e eficaz simultaneamente. A eficiência aumenta consideravelmente a chance de realizar entregas de qualidade — e, consequentemente, melhorar a nossa reputação. Portanto, sempre faça uma autocrítica para avaliar o que precisa melhorar no seu dia-a-dia. Seus clientes agradecem.