Todo profissional tem uma preocupação com a sua produção individual. Quanto mais produtivos nós somos, melhor para as nossas entregas. Para um profissional independente não é diferente. É, aliás, ainda mais necessário já que, na maior parte das vezes, é isso que permitirá o bom andamento das atividades de rotina.

Justamente em função disso, neste artigo você encontrará algumas dicas de produtividade para freelancer.

 

8 dicas de produtividade para freelancer

Separamos 8 dicas de produtividade para freelancer. Nenhuma delas é necessariamente obrigatória. O importante é que você entenda o seu contexto e como elas podem (ou não) ter utilidade dentro do sua dia-a-dia.

Dica #1 • Crie uma rotina de trabalho

Horário íconeA liberdade gozada pelo freelancer é, em tese, fantástica. Mas, se não for bem cuidada, ela pode se converter em um inimigo gigantesco. Uma coisa é ter horários flexíveis. Outra, completamente diferente, é criar uma bagunça na sua vida pessoal e profissional.

Uma boa forma de garantir suas entregas é organizar horários de trabalho. Eles não precisam ser tão rigorosos como em empresas tradicionais, mas vale sim um esforço para criar uma agenda que dite o ritmo da sua semana.

Não quero dizer que você precise colocar um despertador todo dia às 6h (a menos que você goste dessa estratégia para sua rotina), mas sim criar blocos de horários. Por exemplo, trabalhar três horas pela manhã e quatro na parte da tarde. Assim, é possível começar mais tarde em um dia mais assonado, mas garantindo a sua produção diária.

Particularmente, gosto de trabalhar em três blocos. Começo geralmente pelo mais complexo na parte da manhã, deixando um segundo projeto  para após o almoço.Quando há necessidade, ainda faço algo de trabalho no começo da noite. Entre esses blocos, sempre coloco uma atividade pessoal como ir à academia, almoçar ou ver um filme. O equilíbrio é a chave do sucesso.

Dica #2 • Foco nas entregas mais simples

No decorrer do tempo, as rotinas se alteram bastante, não é mesmo? Existem períodos mais escassos, em que os clientes parecem sumir. Por outro lado, também acontece de ter um festival de trabalhos os quais, em muitas vezes, deixam qualquer profissional maluco.

Nesse caso, a dica de produtividade para freelancer é: priorize o que é simples. Por que isso? Porque o mais simples é, ao menos normalmente, mais rápido de resolver. Assim, você pode ir eliminando essas tarefas. Ao fazer o processo inverso, isto é, começar pelo que é complexo, essas atividades podem se acumular, dando a sensação de desespero pela falta de entregas.

É claro que essa análise considera que as atividades são de níveis prioritários equivalentes. Se um cliente solicitar prioridade (e você aceitá-la cobrando o justo por isso), essa passa a ser a atividade número um a ser executada.

O que defendo é que você não trave o seu fluxo apenas por uma atividade. Não está conseguindo resolver? Parta para outra e depois volte para aquela inicial. Essa é uma dica de ouro para o trabalho criativo.

Dica #3 • Aceite a procrastinação quando ela aparecer

A procrastinação é uma das grandes vilãs da produtividade. Que atire a primeira pedra quem nunca teve aquele dia preguiçoso, quando parece incapaz de fazer qualquer coisa que fosse diferente de ficar largado descansando, não é mesmo?

Pois bem, a procrastinação faz parte da vida de um profissional freelancer. Isso mesmo! Lutar contra ela é um dos maiores erros que podemos cometer. Tem dias que é preciso simplesmente aceitá-la e compensar em outro momento, quando estiver produtivo. Ficar na frente do computador, seja qual for a sua atividade, não representa que as coisas vão acontecer.

O único cuidado é para que essa procrastinação não seja recorrente. Ou seja, se dia sim, dia não, você se sente absolutamente incapaz de produzir algo, aí pode ser um problema a ser estudado. Enquanto ela for ocasional, isso não é exatamente algo ruim.

como ser freelancer

Dica #4 • Não aceite trabalhos sem possuir as competências necessárias

viés de confirmaçãoPrincipalmente para iniciantes, é relativamente normal sair aceitando qualquer tipo de trabalho exclusivamente pensando no dinheiro. Claro que, se a renda está prejudicada, essa acaba sendo uma saída para honrar compromissos. Mas a prática é péssima pensando em produtividade.

Imagine, hipoteticamente, que você seja especialista em finanças e trabalhe com produção de conteúdo. Fazer um artigo sobre investimentos em renda fixa pode ser tranquilo, mas não necessariamente poderemos dizer o mesmo para um conteúdo sobre alimentação para elefantes — um assunto sobre o qual o conhecimento é completamente diferente.

E isso vale para qualquer função profissional. Escolher trabalhos apenas por dinheiro pode ser um problema para a sua produção. Foque naquilo que você tem como especialidade para ter um dia-a-dia mais tranquilo. E, principalmente, saiba dizer não a projetos que não tiver afinidade.

Dica #5 • Evite distrações

Você é daqueles que acaba parando no Netflix quando fica dois minutos de bobeira? Ou para a cada dez minutos para responder o WhatsApp? Esses talvez sejam dois dos maiores inimigos da sua produtividade.

Para driblar essa situação, saiba afastar suas distrações enquanto estiver trabalhando. Deixe o celular distante, feche as páginas de redes sociais do seu computador e mantenha a televisão desligada. Ah, claro, não deixe de incluir essas atividades que são prazerosas em momentos oportunos, mas sempre respeitando a hora de trabalho.

Dica #6 • Tenha um sono regulado

vies sobrevivenciaNoites mal dormidas também influenciam negativamente a sua produtividade. Você acorda sentindo ainda maior cansaço, mais irritado e, provavelmente, menos disposto para as atividades profissionais.

É justamente por isso que manter uma rotina ajuda tanto na produtividade. Se você acorda cedo, começa a produzir mais cedo e isso dá uma sensação boa de já ter realizado entregas na hora do almoço. Além disso, aumenta o cansaço noturno, permitindo que você durma mais cedo.

Nessa condição de bem estar, não deixe de considerar também outros aspectos da sua vida como uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos. Tudo isso contribui demais para uma qualidade maior de vida e, indiretamente, ajuda na sua produtividade.

Lembrando que, caso você seja uma pessoa noturna, nada impede que tenha hábitos na direção oposto dessa exemplificada. Apenas cuide para que esteja disposto na hora em que precisar trabalhar.

Dica #7 • Cuidado com o e-mail

E-mail íconeFicar respondendo e-mails é uma das tarefas que eu menos gosto. No entanto, ela é necessária na mesma proporção que pode prejudicar a sua produtividade. Como assim? Se a cada dez minutos você para o seu fluxo produtivo apenas para responder clientes, é bem possível que isso atrapalhe o seu desempenho.

O ideal é ter horários para responder seus e-mails. Quantas vezes por dia? Quais horários? Depende de você! O importante é ter tudo bem definido e evitar que isso se torne um desafio para a sua produção.

Além disso, você pode otimizar essa tarefa. Dois exemplos básicos:

  • Para mensagens que exigem o mesmo tipo de texto, deixe um modelo pronto e ajuste apenas de acordo com o necessário. É o caso de um e-mail de orçamento, o envio de um arquivo ou a recusa do trabalho, por exemplo.
  • Aproveite momentos que seriam perdidos para responder seus e-mails como no ônibus ou no Uber, deslocando-se entre um ponto e outro.

Dica #8 • Crie metas diárias

Eu gosto muito de trabalhar com metas. Acho que elas norteiam muito bem as coisas que faço. Por isso, também aplico isso na rotina, criando “mini metas” para cada dia de acordo com as demandas que chegam.

Para isso, uso sempre o dia anterior. Dou uma olhada nas pendências pessoais e profissionais, organizo a rotina e defino as “metas do dia”. Podem ser trabalhos, momentos de lazer, enfim, tudo aquilo que preciso realizar no dia seguinte. E raramento deixo de cumpri-las.

Essas metas diárias não devem ser apenas pesos. Elas também servem como limites. Se você fez as suas entregas programadas, o resto do dia deve ser seu. Nada de ficar emendando as atividades dos outros dias como se fosse uma máquina.

E você? Tem dicas de produtividade para freelancer? Compartilhe conosco na área de comentários!

Ebook Freelancer Gratuito