O mundo foi surpreendido com o surgimento de uma nova pandemia em 2020. O COVID-19, mais popularmente conhecido apenas pelo nome de coronavírus, obrigou inúmeros países a adotar uma postura radical de lockdown.
Sendo assim, uma boa parte da população global se viu obrigada a ficar em casa, em isolamento social, visando a redução na proliferação do vírus. Para as empresas, uma solução foi adotar o home office, permitindo aos seus colaboradores trabalhar de casa.
Fique em casa: a pandemia é um assunto muito sério. Por mais que ninguém goste de ficar preso dentro de casa, esse é um processo fundamental para que a humanidade supere o coronavírus com menor impacto possível na saúde. O planeta conta com a sua ajuda!
Como um freelancer pode lidar com a quarentena?
Se você é um freelancer, provavelmente já está habituado a lidar com o trabalho em casa. No entanto, uma coisa é estar em casa com liberdade para sair quando quiser. Outra, completamente diferente, é ser obrigado a seguir em casa mesmo no tempo de lazer. Nada de academia, nada de sair para comer, muito menos passear no shopping.
Essa é uma situação completamente nova e que ninguém estava preparado. Contudo, a vida segue e, na medida do possível, os trabalhos seguem aparecendo. Pensando nisso, o artigo dessa semana foi feito pensando em compartilhar algumas dicas de como lidar com esse período de quarentena.
Dica #1 • Crie uma rotina
Apesar da impossibilidade de sair de casa, ter uma rotina segue com importância para a produtividade. Por mais que as suas demandas não sejam fixas, que existe uma oscilação de disponibilidade, tente sempre organizar as suas tarefas e as suas rotinas com o objetivo de manter o foco.
Aqui, englobe também outras atividades também. Atividades físicas, cozinhar e qualquer outra coisa que possa servir como rotina. Assim, você pode encaixar os trabalhos no restante dos horários, preservando assim a sua organização.
Dica #2 • Cuidado com as distrações
Ficando em casa, é natural que você gaste mais tempo em atividades não produtivas — como checar mais frequentemente as suas redes sociais ou mesmo colocar a sua série atrasada da Netflix em dia. Isso é normal. Ainda assim, cuide para que essas distrações não consumam mais tempo do que deveriam.
O que quero dizer com isso é que não há mal algum de passar duas horas por dia com alguma atividade “não produtiva”. Primeiro porque elas ajudam a relaxar em um momento de grande tensão social. Depois, porque é impossível ser produtivo o tempo todo. No entanto, o lazer não pode virar prejudicial ao trabalho.
Dica #3 • Converse com amigos e familiares
Uma das grandes características da humanidade é a capacidade de socializar. Sendo assim, uma das nossas grandes dificuldades em um período de quarentena é o isolamento social. Mas existem técnicas de driblar isso sem burlar as regras do lockdown.
Um exemplo disso está em usar de ferramentas de teleconferência — como o Skype ou o Zoom, por exemplo. Por meio delas, você pode conversar com seus amigos e familiares mesmo sem sair de casa. O contato não é o mesmo, é verdade, mas ajuda a controlar a ansiedade causada pelo isolamento.
Essas três dicas são simples, mas aplicáveis a qualquer tipo de rotina em home office. E, por meio delas, talvez você consiga, na medida do possível, superar com mais facilidade esse período de quarentena. E você? Tem alguma dica para compartilhar? Conta pra gente pelos comentários!
Deixar um comentário