Muitos dos profissionais que atuam como freelancers precisam de imagens para o seu dia-a-dia. Já não é segredo para ninguém que fotos e vídeos acabam sendo muito poderosos na captura de atenção de um leitor, visitante ou consumidor. Portanto, cada vez mais é necessário trabalhar com esse tipo de material na hora de entregar bons trabalhos.
No entanto, nem sempre é fácil definir onde buscar essas fotos, especialmente para quem não está tão habituado a esse processo. Vale lembrar que o Google, por exemplo, é um local para você fugir. Existem ótimas fotografias, mas protegidas por direitos autorais e, ao usá-las sem permissão, corre-se o risco de fazer algo ilegal.
Afinal, onde encontrar boas imagens para o trabalho freelancer? É necessário pagar para fazer o uso desses materiais? É o que vamos ver a partir de agora.
Sites gratuitos para encontrar boas imagens para um trabalho freelancer
Alguns profissionais compartilham seus trabalhos de maneira gratuita em sites específicos para essa finalidade. Ainda assim, é necessário tomar um pequeno cuidado em relação aos direitos autorais.
Isso porque a liberação de uso pode ser parcial. Alguns fotógrafos, por exemplo, permitem o uso gratuito das suas produções, mas pedem um link de crédito. Outros liberam dessa prática se o uso for em trabalhos pessoais, mas não autorizam o uso comercial (que, afinal, é a finalidade em um projeto profissional).
Por isso, sempre verifique junto ao site de pesquisa qual é o tipo de licença concedida para o uso dessas imagens e evite problemas nos seus projetos. Agora, vamos conferir os principais sites gratuitos para encontrar boas imagens para um trabalho freelancer.
Pixabay
O Pixabay é um dos sites mais usados para buscas de imagens em projetos de profissionais independentes. E a razão para isso é muito simples: mesmo sendo um banco gratuito, o site tem uma excelente variedade de fotos. São mais de 1,6 milhão de imagens disponibilizadas na plataforma.
Outro ponto positivo é que, ao contrário de outros bancos de imagens gratuitos, nele você não terá os problemas de uso. Todas as fotos e ilustrações oferecidas são totalmente livres para uso pessoal e comercial, sem necessidade de indicação autoral. É, sem sombra de dúvidas, um site para deixar salvo nos seus favoritos.
Unsplash
Outro site bem popular na busca por imagens é o Unsplash. Aqui, você segue com a possibilidade de usar as fotografias sem preocupação com direito autoral, como o próprio site determina em uma página sobre as licenças da plataforma. A qualidade é o ponto forte.
Um cuidado adicional é o termo de busca. Por ser um site internacional, as palavras pesquisadas precisam estar em inglês para bons resultados. Não que seja uma dificuldade: ainda que você não saiba o termo correto, não faltam tradutores online para auxiliar nessa tarefa, certo? Além disso, não há sequer a necessidade de fazer cadastro na plataforma.
Freepik
Quem está acostumado com buscas por imagens provavelmente já conhece o Freepik. Além das tradicionais imagens, o site também oferece vetores, ilustrações e até arquivos em Photoshop. Há a possibilidade de assinar o serviço, ampliando ainda mais a quantidade de itens disponíveis.
A gama de opções é bem ampla e permite filtros interessantes para a melhor personalização da busca. Eles incluem o tipo de licença, a orientação da imagem e até a presença de pessoas. No entanto, vale ficar ligado com a licença gratuita que, ao contrário dos sites anteriores, quase sempre exige link de indicação.
Iconfinder
Para os amantes dos ícones e ilustrações, o Iconfinder pode ajudar. São mais de três milhões de vetores disponíveis na plataforma, permitindo o download como imagem ou até mesmo como arquivo editável.
O site também oferece ícones pagos. Portanto, antes de baixar o seu desenho, não deixe de conferir o tipo de licença. O filtro de busca permite selecionar apenas modelos gratuitos — os quais podem exigir indicação autoral.
Pexels
Caso as opções até aqui não sejam suficientes para o seu gosto, você ainda pode conhecer o Pexels. O site não é muito diferente dos anteriores: as imagens são livres para uso comercial e a ferramenta de busca ajuda no filtro de interesse. Um diferencial é a presença de alguns vídeos (que nem sempre aparecem nas outras plataformas).
Sites pagos para encontrar boas imagens para um trabalho freelancer
Não é segredo para ninguém que a maior parte dos profissionais acaba utilizando de sites gratuitos nos seus projetos. Os motivos acabam sendo um tanto quanto óbvios, afinal usar de bancos pagos de imagens exige um custo adicional que, ao menos na maioria das vezes, ninguém quer assumir.
No entanto, dependendo do seu crescimento profissional, os bancos gratuitos podem não funcionar tão bem. Isso porque, obviamente, existe uma limitação tanto de qualidade das imagens, quanto de variedade. Neste caso, portanto, pode ser necessário partir para os bancos pagos.
Essas plataformas funcionam basicamente por assinatura de pacotes, geralmente definindo uma quantidade de imagens mensais para download. Se o seu uso for recorrente, pode valer a pena.
Adobe Stock
A Adobe já é referência para quem trabalha como designer, apresentando uma excelente variedade de aplicativos. Um dos seus serviços oferecidos é justamente um banco de imagens com ótima qualidade de fotos. O Adobe Stock oferece pesquisa por palavras e também por categorias.
Essa já é uma opção acessível para os profissionais independentes. Um pacote por 10 imagens, por exemplo, pode ser adquirido por R$124,00 (preço disponível em abril de 2019). Esse custo pode ser aplicado ao seu orçamento, fazendo parte do que o cliente irá contratar. Neste caso, contudo, o ideal é que o próprio cliente pague já que ele é quem precisará ter o direito de uso da fotografia.
Shutterstock
Outro site pago bastante popular é o Shutterstock. A busca não é muito diferente do que vimos até aqui, com uma barra para uso de palavra-chave e a separação por categoria, algo que acaba ajudando na seleção e nos filtros das imagens.
A precificação é feita em dólar, mas segue acessível para os brasileiros. Um pacote com 10 imagens, por exemplo, custava $29 no começo de 2019. Um valor bem próximo ao que a Adobe oferecia no site que vimos anteriormente.
Getty Images
Um dos mais conhecidos bancos pagos, o Getty Images não deixa a desejar no serviço oferecido. Você pode buscar por fotos e vídeos, de acordo com a palavra-chave que desejar no seu dia-a-dia. Os filtros são fáceis de usar e a quantidade de fotos por pesquisa é realmente muito superior ao que encontrará nos bancos gratuitos.
O problema do Getty Images é o custo. Uma única foto custa 175 dólares (em abril de 2019). Para quem é freelancer, esse custo acaba sendo praticamente fora de cogitação.
Tem mais alguma recomendação de bancos de imagens para freelancers?
Esses são apenas alguns dos bancos de imagens que você pode utilizar nos seus projetos como freelancer, mas existem centenas deles. Caso tenha alguma boa referência que não foi citada neste artigo, deixe nos comentários que podemos fazer a inclusão posteriormente e atualizar esta lista.
Deixar um comentário