Você já percebeu, ao navegar na internet, como a maioria dos artigos possuem links para cliques ao longo da leitura? Embora possa parecer algo ocasional, existem motivos técnicos para usar desses links na produção de conteúdo.
Um deles, claro, é ajudar o leitor. O uso deste recurso em termos específicos permite, afinal, que ele complemente a leitura com outro artigo, evitando assim a necessidade de ficar detalhando todo conceito que aparecer ao longo do texto. O outro, como entenderemos em breve, é por conta da sua ajuda nos mecanismos de buscas.
Por que trabalhar com links no conteúdo?
O primeiro motivo pelo qual é recomendado usar links nos seus conteúdos está na própria qualidade que é entregue ao usuário. Ao usar de um termo técnico, você pode então indicar um conteúdo complementar, algo que ajudará na compreensão do tema.
Em termos de ranqueamento, os links também contribuem na medida em que eles informam ao Google a autoridade da página. Quanto mais links apontando para um conteúdo, portanto, maior a relevância que ele possui. É um entendimento de que o conteúdo é “recomendado” por outras páginas, algo que é positivo.
Neste sentido, podemos separar os links de um conteúdo em dois grupos:
- Interno: são os links de um site para outros conteúdos do mesmo site.
- Externo: são os links para conteúdos de outros sites.
Link Building: como trabalhar com links?
Dada a importância e a relevância dos links na produção de conteúdo, existem algumas estratégias para trabalhar com links em um conteúdo. Elas são chamadas de link building (construindo links, em português). Trata-se, afinal, de algumas técnicas para aquisição de links com origem em outros sites recomendando o seu conteúdo.
Link building é uma estratégia para adquirir links externos que reforcem a autoridade e a relevância de uma página.
Naturalmente que, com esse mecanismo, torna-se mais fácil que o Google entenda a relevância de uma página e passe a oferecê-la com maior frequência para pesquisas realizadas pelos usuários.
Um ponto importante ao trabalhar com links é que a qualidade é um aspecto mais importante do que a quantidade. Quando páginas bem ranqueadas apontam para o seu site ou o seu projeto, aí sim há uma aumento de relevância do mesmo.
Como o Google avalia os links de um conteúdo?
Para o produtor de um conteúdo, também é muito importante entender como o Google gosta de avaliar a presença de links em um texto. Isso evita que você utilize muitos links, mas da maneira incorreta para o objetivo de posicionar um artigo.
Em resumo, esses são alguns dos critérios avaliados:
- Quantidade de links: quanto maior a quantidade, maior tende a ser a qualidade da página. A ideia é que, se muitas pessoas indicam esse conteúdo, ele deve ser bom.
- Variedade dos links: se há muitos links, mas eles vêm do mesmo site, o peso é menor do que várias páginas diferentes.
- Qualidade da referência: quanto maior a relevância do link, melhor para o ranqueamento. Grandes sites indicando pesam bastante a favor do conteúdo.
- Texto âncora: o uso de links em uma palavra-chave, como acabei de fazer, também permite uma melhor compreensão do Google sobre o tema do termo utilizado.
Lembrando que, de um modo geral, não é função do produtor de conteúdo organizar os links que devem estar no texto, mas sim do profissional de marketing do negócio. De qualquer forma, vale você conhecer as estratégias de uso dos links na internet.
Deixar um comentário