O ser humano tem certa mania por rótulos e categorias. Sempre tentamos separar as coisas e defini-las de alguma maneira. De certa forma, isso nos deixa mais confortáveis para saber como agir diante de cada situação já que, ao categorizá-las, conseguimos criar padrões.
Pensando nisso, o Conexão Freelancer resolveu trazer a personificação de alguns tipos de clientes comuns que um freelancer pode ter dentro da sua carreira. Embora o tom seja mais descontraído, reconhecer esses perfis pode ajudar a saber como lidar em algumas situações específicas. Você entenderá melhor o que queremos dizer conforme ler o conteúdo.
Quais são os principais tipos de clientes que um freelancer pode ter?
Antes de começarmos a listar alguns dos principais tipos de clientes, é importante dizer que criamos generalizações bem superficiais. Portanto, não leve tanto a sério esses perfis, mas sim o que eles podem trazer de problemas e, principalmente, como você pode lidar com eles.
Não é porque um cliente atrasou o seu pagamento em uma oportunidade que ele se enquadra no perfil de caloteiro. No entanto, se essa situação se repetir todas as vezes, talvez valha a pena repensar a parceria.
Por fim, não se esqueça: assim como existem clientes problemáticos, existem aqueles que são realmente parceiros. A maioria das pessoas com que trabalhei está no segundo grupo. No entanto, vez ou outra você pode lidar com alguma persona que vamos listar a partir de agora.
O cliente indeciso
Um tipo de cliente que pode ser bastante comum se você usar as plataformas para encontrar trabalho freelancer é o cliente indeciso. Esse é um perfil mais iniciante, que não possui processos tão estabelecidos e, portanto, tende a deixar as decisões na sua mão em algumas oportunidades.
Em um primeiro momento, essa situação pode parecer positiva. Você, como profissional, pode se sentir confortável em liderar as etapas, até mesmo para colocar o seu conhecimento em prática.
O problema desse perfil é que, ao menos na maioria das vezes, ele tende a querer mudar o direcionamento conforme o projeto se desenvolve. Portanto, sempre que identificar esse comportamento de indecisão sobre o que será feito tente resolver qualquer dúvida. O briefing precisa ser muito transparente para evitar retrabalho futuro.
O cliente caloteiro
O principal medo de um freelancer em relação aos seus clientes é o calote. Mudanças no projeto incomodam, mas nada próximo de ficar sem receber pelo trabalho realizado. E, infelizmente, esse é um perfil mais comum do que se imagina.
O problema de clientes assim é que a relação acaba ficando muito desgastada. É muito chato trabalhar e não receber, assim como é muito chato ter que ficar cobrando o seu cliente. É claro que, reforço, estamos generalizando o perfil. Imprevistos acontecem e, portanto, nem todo atraso configura o seu cliente como caloteiro.
A situação é pior quando você está começando. Pela falta de novos clientes, você pode acabar “aceitando” esse tipo de problema. No entanto, o ideal é evitar trabalhar com clientes desse tipo. No final das contas, acabam sendo uma verdadeira dor de cabeça e não compensam. Ademais, a sensação que passam é de desvalorização do seu trabalho.
Se você perceber que um cliente vai dar problemas de pagamento, tente garantir ao menos um sinal do seu pagamento. Assim, você começa a trabalhar com a certeza de receber ao menos parte do dinheiro prometido.
O cliente invisível
O cliente invisível é aquele que contrata e desaparece. Não responde as mensagens no Whats App, ignora os seus e-mails. É muito difícil que os projetos tenham um bom andamento com esse tipo de cliente.
Dependendo do tipo de trabalho, esse pode não ser o maior dos problemas. Se o briefing é claro e você tem a certeza de que vai executar a tarefa sem maiores desafios, ótimo! No entanto, muitas vezes o feedback parcial é importante e, neste caso, o cliente invisível deve ser evitado.
Tente deixar claro desde o princípio a sua necessidade de comunicação ativa para evitar essa situação.
O cliente indicador
Existe um tipo de cliente específico que é bastante perigoso para os freelancers iniciantes: o indicador. As ofertas desse perfil são encantadoras: quer saber o que você faz e já promete indicar para outros colegas que precisam de um trabalho semelhante.
A ideia pode parecer tentadora em um primeiro momento, porém sempre desconfie. Como alguém que mal sabe a qualidade do seu trabalho já sai prometendo indicações? No fundo, o objetivo desse tipo de cliente é conseguir descontos agressivos (ou, até pior, que você trabalhe de graça em troca dessa indicação).
Para quem trabalha de maneira independente por mais tempo, essa tipo de proposta não seduz. Com uma carteira de clientes consolidada, as indicações são sempre bem-vindas — mas influenciam pouco na precificação de um projeto.
Se você estiver começando, cuidado para não cair nessa estratégia. Cobre o que julgar como justo e aplique descontos apenas se entender que valem a pena.
O cliente amigão
Um perfil semelhante ao indicador é o “amigão”. Chamamos assim porque, entre outras características, é um perfil de cliente que passa um pouco do tom profissional. Assim como o cliente indicador, ele pode tentar usar de um tom amigável para conseguir preços menores. Novamente, faça isso apenas se entender que vale a pena para a sua ótica (e não pela visão do cliente).
Outro cuidado com esse perfil é o excesso de liberdade. Muitos são realmente simpáticos (o que é ótimo, afinal pessoas bem humoradas sempre serão bem-vindas). Ao mesmo tempo, essa relação pode se tornar um pouco intimista. Ele pode sentir liberdade para ligar a qualquer hora, inclusive de madrugada. Para evitar esse problema, deixe claro os seus limites desde os primeiros contatos.
O cliente desconfiado
Esse cliente você certamente vai ter com alguma frequência: o desconfiado. Ele não faz isso por maldade, mas tem receio de errar na contratação. É mais comum em clientes que já tentaram executar projetos com outros freelas antes e se arrependeram.
Você não tem culpa nenhuma disso, mas acabará pagando o pato. Pode ser um pouco chato ter que ficar enviando amostras de trabalho e respondendo dúvidas básicas sobre a sua capacidade (que já estão claras no seu portfólio). Tirando isso, após a contratação, esse tipo de cliente não costuma ser problemático na relação.
O cliente das metamorfoses
Outro cliente que você vai querer evitar é o metamórfico. Ele é bem parecido com o indeciso, mas aparece em momentos críticos do projeto: quer mudar tudo já na fase final, quando a entrega se aproxima.
Quando isso acontecer, o diálogo será importante. Solicitações de ajustes são naturais e você deve atender. No entanto, grandes mudanças de rota para um cenário completamente novo se enquadram praticamente como um novo orçamento. O cuidado, claro, é para não ceder demais nos pedidos e acabar fazendo dois trabalhos e recebendo por apenas um.
Com esse tipo de cliente, a situação é mais tranquila quando existe um contrato firmado. Ou ao menos que isso esteja muito claro no ato do envio da sua proposta. Tente especificar sobre ajustes em quantidade e prazo. Assim, você evita esse tipo de problema.
O cliente insatisfeito
Muito parecido com o cliente desconfiado, o cliente insatisfeito também vai mostrar desde o começo dificuldade em aceitar a contratação. O problema é que, ao contrário do outro perfil, esse irá dificultar ao máximo a aprovação do projeto. Sempre reclamará de algo, pedirá algum ajuste ou começará a desabafar sobre experiências negativas anteriores.
Aqui, o seu comportamento é fundamental para trazê-lo para o seu lado. Sempre que vier uma crítica, não queira bater de frente. Explique o seu ponto de vista, os porquês de ter usado aquele método e coloque-se à disposição para ajustes. Com o passar do tempo, se não houver evolução, peça mais clareza ao cliente.
No geral, esse não é um perfil bacana de fidelizar. Há uma clara diferença entre o cliente exigente e o insatisfeito. Um cliente exigente vai cobrar um bom resultado, mas saberá avaliar positivamente quando algo o agradar. O insatisfeito sempre encontrará defeitos e fará com que os prazos se estendam demasiadamente.
O cliente esquecido
Um perfil de cliente bem engraçado é o esquecido. Vocês farão acordos e ele simplesmente vai esquecer e cobrar algo diferente. Se você formalizar os acordos por e-mail, não será difícil lidar com os esquecimentos.
Isso acontece mais frequentemente com clientes das grandes cidades, até considerando a rotina corrida que apresentam. Eventualmente, ele colocará a culpa em você por algo que ele não se recordou. Com a formalização dos acordos, porém, isso não será problema.
Dica: se você identificar um cliente esquecido, sempre cobre o pagamento um dia antes do acordado. Mesmo sem querer, esse perfil facilmente se converte em um caloteiro.
O cliente apressado
Esse é clássico: quer sempre tudo para ontem! Pensa que o seu trabalho é fácil e que ele deve ser a prioridade máxima do seu dia. Para evitar problemas, sempre explique os prazos e como eles funcionam. Não se sinta pressionado caso comecem a chegar e-mails de cobrança. Prazo é prazo!
Não que seja proibido priorizar um projeto. A única regra é que a priorização deve partir de você — e não do cliente.
Afinal, quais dos tipos de clientes é o ideal?
A ideia dessa aula foi apresentar alguns perfis de clientes que você pode encontrar dentro da sua carreira independente. Feliz ou infelizmente, não existe um tipo de cliente ideal. Cada pessoa tem suas características — e, claro, isso vale também para você, freelancer.
Veja aquilo que você se identifica mais e aquilo que traz mais dificuldades. Para lidar com as situações profissionais que aparecem, nada melhor que a prática e a experiência.
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