Na semana passada, nós soltamos um artigo falando sobre sites para encontrar trabalho freelancer. Essas plataformas englobam diferentes tipos de serviços e são bem úteis para quem está começando. Também já falamos alguns prós e contras de trabalhar com elas. Se você não sabe do que estamos falando, não deixe de conferir o artigo mais uma vez no link anterior.

Acontece que as plataformas genéricas não são, afinal, as únicas onde você pode buscar trabalho freelancer. Existem sites específicos para freelancer que englobam um tipo de atividade. Então, para não confundir você, achamos melhor apresentar neste texto complementar, separando das opções genéricas.

Sites especializados para encontrar trabalho freelancer

A grande diferença dos sites dessa lista para o artigo anterior está, como o nome já indica, na especificidade dos trabalhos. Ao invés de englobar todas as atividades, eles são focados em um determinado serviço.

Em geral, essas plataformas costumam ter melhores pagamentos e uma maneira mais profissional de atuar. Não há fórmula secreta do sucesso em nenhum desses casos: são apenas novas opções para você buscar seus projetos. Vamos conferir, portanto, alguns desses sites especializados para encontrar trabalho freelancer.

como ser freelancer

Rock Content

A Rock Content é uma plataforma específica para produtores de conteúdo online, com valores por texto acima do praticado nas plataformas genéricas. Ela funciona como intermediadora de clientes, apresentando as tarefas de forma muito mais organizada e completa para os freelas de conteúdo. Entre as informações estão detalhes da persona, o tipo de conteúdo desejado e até referências para o redator buscar informações.

Para poder escrever sobre os temas, o redator deve ser aprovado em cada categoria por meio de um texto de teste. Além da parte de produção de artigos, existem trabalhos de revisão, criação de pautas e diagramação de e-books. Ou seja, designers também são bem-vindos (eles também precisam ser aprovados na avaliação técnica da plataforma).

Contentools

Outra opção bacana para produtores de conteúdo é a Contentools. Assim como a Rock Content, os valores pagos são bem mais atrativos para redatores profissionais. A plataforma trabalha com tabelas de preços e a negociação é feita diretamente entre você e o seu cliente. A vantagem está na aproximação, já que a própria plataforma ajuda com indicações.

Para entrar para o time da Contentools, você deve ser aprovado em um artigo teste. O tema é simples e útil para que você conheça a plataforma. Ademais, existe a necessidade de ter emissão de notas fiscais aos clientes e certificação em Inbound Marketing pela Hubspot, ok?

99Designs

O 99Designs, como o próprio nome indica, é uma plataforma específica para designers. Os serviços oferecidos são aqueles mais comuns entre os profissionais da área, especialmente criação de logos, identidade visual e design de produtos.

O ponto negativo da plataforma é o modelo de concorrência. Os projetos são publicados e os profissionais devem montar o seu projeto para, depois, o cliente escolher e pagar aquele que mais gostar. O modelo é ruim porque, caso o seu projeto não seja o vencedor, você não recebe nada pelo trabalho. Portanto, é ótimo para o cliente, mas nem tanto para o freelancer.

Crowd

Para profissionais de marketing, a Crowd surgiu recentemente como nova opção entre sites especializados para encontrar trabalho freelancer. O foco está em freelancers de comunicação e criatividade, especialmente trabalhos de design, conteúdo, produção visual e, claro, marketing.

O sistema da Crowd é um pouco diferente: aqui, o cliente encontra os freelancers (cada um com seu perfil na plataforma) e faz proposta de trabalho. A partir do momento de contato, você poderá negociar com o cliente e entender as condições do projeto.

Tem alguma recomendação de site especializado para trabalho freelancer?

Esses são alguns dos sites especializados para encontrar trabalho freelancer. A vantagem dessas plataformas em relação aos sites genéricos é que, ao menos geralmente, há maior valorização do profissional. Isso vale tanto no aspecto financeiro, como também nos processos de cada projeto.

Caso você conheça alguma plataforma bacana que não está na lista, não deixe de comentar com a sua indicação. Assim, podemos aumentar nossa lista de recomendações e ajudar novos freelancers a encontrar seus primeiros projetos.

Ebook Freelancer Gratuito