Na maior parte das vezes, um freelancer pensa que a sua relação com o seu cliente se finaliza após a aprovação do projeto e, claro, do pagamento do que foi acordado. No entanto, é bastante recomendável que você tenha uma etapa adicional dentro da sua rotina: a revisão dos processos.
O que é a revisão de processos?
Como o próprio nome já indica, a revisão de processos é uma avaliação pessoal da metodologia empregada dentro de um projeto. Aqui, o nosso objetivo é identificar oportunidades de melhorias para tornar a nossa atividade mais produtiva e eficiente, aumentando o potencial do próprio trabalho.
Essa é uma etapa que, afinal, costuma ser de responsabilidade da empresa. Contudo, como já vimos por diversas oportunidades, o freelancer é a sua própria marca. É, portanto, você quem deve se certificar de rever pontos diversos que envolvam a sua rotina.
O que pode se encaixar dentro da revisão de processos?
E o que pode ser enquadrado em uma revisão de processos? Tudo que estiver presente no seu relacionamento com o cliente e na execução do projeto. Ou seja, basicamente tudo que vimos até aqui nesse curso.
Mesmo projetos em que você não tenha algum desgaste podem apresentar essas oportunidades de otimizar o seu processo. Listamos a seguir alguns pontos que você pode avaliar dentro da sua rotina profissional.
O briefing foi correto?
A maioria dos problemas de um freelancer tem a sua origem no briefing. Uma descrição ruim do que deve ser executado é a porta de entrada para uma divergência com o cliente. Quando isso acontecer, identifique o problema e faça questão de incluir no seu padrão de perguntas ao cliente.
Um exemplo disso? Imagine que você se esqueceu de acordar um prazo de entrega para as etapas do projeto. O cliente poderá se sentir no direito de pressionar pelas entregas e, portanto, é um aprendizado de que esse item é fundamental na hora de acordar tudo com o seu cliente.
A metodologia empregada foi adequada?
Além da questão do briefing, outro ponto importante é avaliar também a metodologia que você escolheu para o desenvolvimento. Ela foi a mais correta? Sua produtividade foi adequada? As ferramentas escolhidas foram as melhores para encontrar a solução necessária?
Tudo isso pode ajudar a encontrar pontos falhos do processo que, afinal, prejudicam a sua produtividade. Quanto mais eficiente for o seu trabalho, maior potencial de atendimento você terá.
A organização da rotina evitou sustos?
A sua rotina também um ponto de frequente avaliação. Ela ajudou a otimizar a produtividade? Ou foi bagunçada a ponto de atrapalhar o cumprimento tranquilo dos seus prazos de entrega? São questões que devem ser respondidas.
Veja que não há apenas um ponto que você pode avaliar na sua revisão de processos. O importante é criar esse hábito para sempre melhorar como profissional.
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