Recentemente, nós falamos sobre escolher o projeto certo. Isso vale especialmente para não sair aceitando qualquer trabalho que surja pela frente, afinal é uma ação que pode jogar contra no longo prazo (sobrecarregando a sua rotina e impedindo a aceitação de outras demandas muito mais interessantes).

Por outro lado, nem todo freela tem facilidade em recusar uma oportunidade. O mais comum é que isso aconteça por medo de ficar sem trabalho. No entanto, é fundamental apender como dizer “não” ao cliente. É sobre isso que tratamos nesse artigo e no nosso vídeo do Curso Como Ser Freelancer.

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A dura missão de um freelancer: dizer “não” ao cliente

No começo de uma carreira independente é completamente normal querer o maior número de projetos, mas isso não é positivo pensando no longo prazo. A qualidade é uma das coisas mais importantes para que o cliente volte a contratá-lo e, como já falamos em outras oportunidades, aceitar qualquer tipo de trabalho não é bacana para a imagem que você transmite ao mercado.

Conforme sua carteira de clientes aumenta, o volume de trabalho também. E, muitas vezes, a demanda é maior do que a sua capacidade de produção diária. O que fazer nessa hora? Definir prioridades.

O que você precisa entregar hoje? E o que é para amanhã? Qual atividade demanda mais tempo? Sua produção pode iniciar ou ainda depende de uma informação do cliente? Não trave atividades em função de algo que não pode ser resolvido. Otimize o seu tempo sempre.

Sobrecarregar sua rotina é um grande risco. Você provavelmente não cumprirá os prazos dessa maneira. Os limites também são de saúde. Seu dia tem 24 horas e elas não podem ser destinadas somente ao trabalho. Organize-se e saiba qual a sua real capacidade produtiva diária para, só assim, aceitar um projeto.

Qual a melhor maneira de recusar um projeto?

Ainda que você não se identifique com uma oportunidade, não há motivo para ser grosseiro com um potencial cliente. Existem maneiras adequadas de recusar um projeto sem parecer arrogante e, afinal, preservando um contato que poderá ser útil para o futuro.

E não há melhor maneira de dizer “não” ao cliente do que sendo sincero com ele. Se você está com muita demanda, informe isso. Diga que está com pouco tempo disponível e, portanto, não sente que poderá entregar algo com a qualidade que gostaria. Acredite: honestidade conta muitos pontos na carreira independente.

O importante é não ter medo de rejeitar um projeto. Não é porque alguém entrou em contato com você que a execução precisará ser feita de qualquer jeito. Saiba escolher os projetos e, quando necessário, agradecer a oportunidade e recusar o trabalho. Quem sabe no futuro?

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