A jornada de um freelancer iniciante é cheia de obstáculos. A pressa por uma vida de maior liberdade e a pressão por resultados acabam gerando alguns deslizes comuns. Por isso, o intuito dessa aula é abordar alguns dos principais erros do freelancer iniciante para que você não os cometa na sua caminhada.

Os principais erros do freelancer iniciante

Muitos dos erros comuns de um profissional independente se originam em três aspectos básicos, mas extremamente importantes: organização, clientes e renda (ou salário, se você assim preferir).

Para ter uma renda, afinal, você precisa de clientes e para ter clientes, consequentemente, precisa de organização. Em função disso e da ansiedade de encontrar resultados, alguns erros acabam aparecendo. Confira a seguir quais são eles e, principalmente, se você não anda cometendo algum.

Erro #1 – Não organizar a rotina

A maioria das pessoas que começa a trabalhar como freelancer cria uma ilusão de que liberdade é sinônimo de bagunça. Poder trabalhar a hora que quiser e de onde quiser é diferente de não realizar qualquer planejamento ou organização.

Sem montar a sua rotina, será extremamente difícil obter sucesso como profissional independente. Como saber quais os projetos mais importantes? Como saber se você tem disponibilidade para novos projetos?

Erro #2 – Pedir demissão precocemente

Essa é clássica: o profissional começa a pegar uns freelas, ganha um dinheiro e resolve pedir demissão. De repente, os clientes desaparecem e bate aquele desespero. Já falamos sobre isso anteriormente, mas vale reforçar: jamais saia do seu emprego sem a certeza que está no caminho certo para trabalhar apenas como freelancer.

Esse é, talvez, o pior dos erros do freelancer iniciante. Além de toda questão financeira, traz uma pressão muito acima do necessário para a carreira. Uma coisa é usar freelas como renda extra. Outra, completamente diferente, é depender deles para pagar as suas contas.

Por isso, insisto, nunca peça demissão sem ter a certeza de que construiu sua carteira de clientes e que não terá sustos em momentos de instabilidade. Sair do emprego formal com um colchão financeiro ajuda bastante a reduzir a pressão, ao menos inicialmente.

como ser freelancer

Erro #3 – Não ter portfólio profissional

Por mais incrível que pareça, não é raro encontrar freelancers que simplesmente não possuem um portfólio. Com tanta demanda de trabalho online, sem sequer uma reunião presencial, esse fator é ainda mais importante. Como o cliente vai saber que você é capaz de produzir algo que ele precisa sem qualquer exemplo de trabalho anterior?

E não há necessidade de um site absurdamente complexo. Existem diversos recursos que permitem que você facilmente mantenha uma base do seu portfólio. Além da comprovação das suas habilidades, o portfólio ajuda a transmitir profissionalismo – aumentando a possibilidade de ganhos.

Erro #4 – Não revisar o projeto

Terminou uma entrega? Revise. Acreditar que um trabalho está excelente na primeira tentativa é um dos aspectos que facilmente será percebido pelo cliente. E isso deverá afetar diretamente a sua reputação, reduzindo as chances de que você seja indicado.

Já ouvi comentários do tipo “ah, mas o cliente vai pedir alterações mesmo, nem vou me preocupar agora“. Esse é um pensamento completamente equivocado. Ajustes podem ser necessários, mas isso não significa que a entrega inicial deve ser ruim. Lembre-se que o seu nome estará em todo projeto – mesmo que apenas o seu cliente saiba disso.

Erro #5 – Aceitar qualquer projeto

É difícil conseguir os primeiros jobs. Isso é fato. É bem comum encontrar iniciantes baixando preços, aceitando projetos que nem eles sabem fazer ou mesmo comprometendo com prazos inviáveis. Esses são outros dos principais erros do freelancer iniciante.

Aceitar condições anormais para um ou outro projeto, tudo bem. Agora, isso não significa que você deva topar qualquer cliente. O medo de não encontrar clientes não pode gerar desespero a ponto de você trabalhar praticamente de graça e colocar a reputação em jogo. Se você não valorizar seu próprio trabalho, ninguém o fará.

Erro #6 – Esquecer da vida pessoal

Uma das grandes vantagens de ser um freelancer está na autonomia e na liberdade para o gerenciamento do tempo. O problema é que muito se esquecem disso e, ao invés de uma maior qualidade de vida, focam 100% dos esforços para trabalhar.

Isso é bem ruim para a sua saúde. Além do estresse, pode calhar em diversas questões que prejudiquem a sua produtividade. Saiba aproveitar o tempo livre e fazer coisas que você goste. Essa é a melhor forma de equilibrar vida pessoal e profissional.

Erro #7 – Trabalhar sem garantias

Por fim, a pressa por conquistar os primeiros jobs pode fazer com que você aceite condições exigidas por clientes. Entre elas, por exemplo, fazer 100% do pagamento após a entrega final. E aí, pode vir o calote.

Ainda que isso represente o risco de perder um projeto, não abra mão de algumas questões de segurança. Pode ser um sinal (parte do pagamento antecipado) ou mesmo um contrato. Apenas não comece a trabalhar sem garantias de que irá receber o seu pagamento. A pior coisa para um freelancer é ver um projeto se tornar uma dor de cabeça.

Esses são, portanto, os principais erros do freelancer iniciante. Atente-se a eles para evitar que sejam um problema na sua trajetória como profissional independente.

Ebook Freelancer Gratuito