Ao longo dos nossos textos, você já deve ter percebido como falamos sobre organização e disciplina dentro da carreira independente. Não é mero acaso: essas duas características são fundamentais para o bom desenvolvimento da sua jornada como um profissional freelancer.
Vamos, portanto, falar um pouquinho sobre alguns aspectos de planejamento e organização para um freelancer. Você não precisa seguir todos eles, no entanto, vale sempre a revisão dos seus processos para, quem sabe, ganhar tempo e produtividade com pequenos ajustes.
Horário de trabalho • Em qual período vou trabalhar?
O primeiro aspecto que você deve considerar é o planejamento e organização do seu horário de trabalho. A liberdade profissional que um freelancer possui é excelente, mas não se pode perder totalmente a rotina. Isso, afinal, afeta demais a produtividade e a organização dos projetos em que você atua ou participa.
É importante, portanto, que você crie uma rotina de trabalho para o seu dia-a-dia. Ela não precisa ser regrada como um ambiente formal (ou seja, acordar todo dia às 6h, em ponto), mas também não há necessidade de criar uma verdadeira bagunça.
Ritual diário • Como será a minha rotina?
Não é apenas o horário de trabalho que exige planejamento e organização. As outras atividades da sua vida também devem ser organizadas, justamente para que não sejam esquecidas (ou mesmo que interfiram no seu horário de trabalho).
Aqui, não pense apenas nos compromissos profissionais tais como reuniões e entregas de projetos. Sua atividade física, buscar os filhos na escola e o seu momento de meditação antes do café da manhã também merecem atenção. Organizando o ritual diário, tudo ficará mais fácil de administrar.
Programação das atividades • O que vou priorizar a cada dia?
Por fim, claro, não ignore suas pendências profissionais. Não deixe para planejar o que fará em um dia apenas quando o sol aparecer. Mantenha um processo de planejar suas atividades no dia anterior, focando no que é prioridade ou urgente. Isso garante que sua atenção máxima será destinada ao que realmente importa naquele dia.
E, além disso, não ignore o perigo de lidar com os inimigos da produtividade. Aqui, falamos sobre redes sociais, celular e televisão, por exemplo. Saiba como lidar com eles e, afinal, os momentos destinados ao lazer (os quais também são fundamentais para que o estresse não dê as caras).
Deixar um comentário