O assunto de hoje é um dos mais importantes para um profissional independente: marketing pessoal para freelancer. Se tivesse que sugerir apenas uma aula para que as pessoas assistissem, essa seria certamente a escolhida. A principal razão é que o marketing será sempre o grande responsável pela conquista (ou não) de novos jobs e clientes.
O que é marketing pessoal para freelancer?
Se você tem no marketing pessoal a ideia de algo chato ou para reforço do próprio ego, remova-a imediatamente. Marketing pessoal para freelancer é, afinal, a divulgação dos seus serviços. Sem ele, como os seus potenciais clientes vão então saber sobre a possibilidade de contratação?
Ademais, é bom lembrar, você não tem mais uma empresa como cartão de visitas. Se você já foi empregado de algum negócio, está habituado com a apresentação padrão dos colaboradores: “sou fulano da empresa X“. O freelancer é seu próprio negócio e, portanto, o marketing pessoal passa a ser indispensável.
Em função disso, o vídeo de hoje aborda as principais formas de praticar o marketing pessoal para freelancer. O resumo do conteúdo está a seguir, em formato escrito, abordando as principais plataformas para divulgação do trabalho freelancing.
Portfólio: a apresentação dos serviços do freelancer
A criação de um portfólio é a etapa mais importante do marketing pessoal de um freelancer. É aqui que você poderá apresentar os seus melhores trabalhos e, por exemplo, garantir ao cliente que será capaz de executar uma tarefa.
Observe ainda o seu tipo de trabalho e a sua persona (identificação do seu cliente). Se a ideia é trabalhar com a produção de textos sobre finanças, então não fará muito sentido acrescentar artigos sobre moda, estética ou turismo, concorda?
No começo, sem tantos jobs, é natural querer colocar de tudo. Entretanto, não é o ideal. O cliente que procura por algo mais específico pode sentir-se confuso sobre essa situação e, desta forma, desistir da contratação.
Caso você não tenha uma empresa (ou seja, o seu negócio é realmente apenas você trabalhando), o melhor é ter o site com domínio próprio. Se, por outro lado, sua possibilidade de investimento é zero, opte por um Behance da vida ou mesmo um blog pessoal. O importante é começar a divulgar com um portfólio que transmita profissionalismo.
E-mail: fuja do Hotmail
O Hotmail acabou acolhendo boa parte das pessoas com sua opção de e-mail gratuito — especialmente durante a febre do MSN (um antigo chat de conversas instantâneas). O problema é que, por ser algo relativamente antigo, a chance de um e-mail ser composto por apelido ou com algum complemento bizarro acontece.
Isso é ruim para a imagem que você transmite ao cliente. Como a maioria das conversas acontecerá pelo seu e-mail, esse é outro ponto importante para cuidar no seu marketing pessoal para freelancer. Um Gmail (e-mail do Google) com nome e sobrenome já é mais do que suficiente. Se for possível ter um com domínio próprio (contato@seunome.com.br, por exemplo), melhor ainda.
Redes sociais: multiplicando seu alcance profissional
O LinkedIn é a rede social mais importante para você marcar presença pensando na carreira freelancer. Muitas empresas estão buscando e recrutando novos profissionais independentes por essa ferramenta. Invista um tempinho criando um perfil e trabalhando suas palavras-chaves na descrição das suas experiências.
Além dele, as outras redes sociais também devem estar no seu plano de marketing pessoal para freelancer. Facebook, Twitter e Instagram são as mais populares, mas não se veja obrigado a tê-las. Avalie se fazem sentido ao seu público e, claro, ao serviço que você oferece.
Como começar seu marketing pessoal para freelancer?
Se você está começando agora a trabalhar como freelancer, talvez se sinta um pouco perdido sobre onde começar a divulgar o seu trabalho. São muitas opções, não é mesmo? Então, nesse caso, a sugestão é focar no portfólio e no e-mail, deixando as redes sociais para um segundo momento.
Independentemente da opção escolhida, alguns passos na construção do seu marketing pessoal são importantes. São eles:
- Escolha da mídia apropriada para o seu serviço;
- Identificação do seu público-alvo;
- Organização de um layout atrativo;
- Planejamento do conteúdo;
- Parcerias e compartilhamento;
- Avaliação e feedback.
1ª etapa: escolha da mídia apropriada para o seu serviço
Nem todas as mídias servem para qualquer serviço. Se o seu trabalho não tem apelo visual, por qual razão o Instagram funcionará na sua divulgação? Foque naquilo que realmente funciona.
Vale lembrar que, para isso, você deverá avaliar o seu público-alvo. Esteja onde ele também estiver, sempre atentando-se para um layout organizado e atrativo. Não perca clientes por desorganização, por favor.
2ª etapa: planejamento do conteúdo
Criar um portfólio ou uma página no Facebook não trará clientes automaticamente. É preciso investir tempo em conteúdo, seja a divulgação de trabalhos anteriores ou a criação de posts que permitam novas visitas por meio de tráfego orgânico (visitantes originados pelo Google).
O conteúdo deve ser atrativo para o seu público. Evite temas polêmicos como religião, futebol ou política. Use apenas se tiver relação com sua atuação profissional e, principalmente, com uma abordagem que agregue à sua imagem.
3ª etapa: crie parcerias com outros freelancers
O trabalho independente não precisa ser isolado. Você pode perfeitamente criar parcerias e amizades que contribuam com os projetos. O exemplo clássico, presente no vídeo, é do produtor de conteúdo e do designer na produção de um e-book. Eles podem se juntar, otimizando a produtividade e a qualidade do material elaborado para um cliente.
Por fim, não deixe de avaliar o que está ou não funcionando no seu marketing pessoal para freelancer. Traz resultados? Invista e melhore esse processo. Não funciona? Identifique as falhas desse processo e mude.
Principais erros de marketing de um freelancer iniciante
A internet oferece uma variedade grande de opções na hora de divulgar o trabalho. Isso, por vezes, pode trazer alguns erros comuns dos iniciantes. Confira alguns deles para que eles não se repitam na sua trajetória independente.
Erro #1: foco em seguidores
A menos que você queira se tornar um novo youtuber de sucesso, o número de seguidores não é prioridade. Não importa quantos seguidores estão na sua página no Facebook, mas sim quantos deles realmente podem ser parceiros, clientes ou colaboradores na hora de divulgar o seu serviço. Quantidade não é qualidade, ok? 😉
Erro #2: escolher o canal que não funciona
Já falamos sobre isso, mas escolher o canal adequado para divulgar seu trabalho é fundamental. Nunca selecione uma mídia porque “meu amigo testou e deu certo“. A decisão deve levar em consideração a profissão e o perfil da sua persona.
Erro #3: não dar importância ao conteúdo
Outro tópico já abordado. Organize a publicação de conteúdo pensando em otimizar as oportunidades de trabalho. Nada de assuntos irrelevantes ou polêmicos para o seu público, certo? O objetivo é de aproximação, não de afastá-lo.
Erro #4: ignorar a imagem pessoal
Não é a primeira vez que falamos sobre isso no curso, tampouco será a última: a reputação é fundamental para o sucesso de um freelancer. Jamais ignore que tudo que você publicar como freela trará a sua assinatura pessoal. Isso vale desde o portfólio até aquele post no Twitter.
Espero que essa aula possa ajuda você a entender melhor como funciona o marketing pessoal para freelancer. Não é nada de outro mundo: mesmo sozinho, você pode divulgar seu trabalho com baixo custo. Basta saber usar as ferramentas certas e, claro, realizar bons trabalhos junto aos clientes que surgirem para começar a ter uma carteira de clientes.
Hello ,
I saw your tweets and thought I will check your website. Have to say it looks very good!
I’m also interested in this topic and have recently started my journey as young entrepreneur.
I’m also looking for the ways on how to promote my website. I have tried AdSense and Facebok Ads, however it is getting very expensive.
Can you recommend something what works best for you?
I also want to improve SEO of my website. Would appreciate, if you can have a quick look at my website and give me an advice what I should improve: http://janzac.com/
(Recently I have added a new page about FutureNet and the way how users can make money on this social networking portal.)
I have subscribed to your newsletter. 🙂
Hope to hear from you soon.
P.S.
Maybe I will add link to your website on my website and you will add link to my website on your website? It will improve SEO of our websites, right? What do you think?
Regards
Jan Zac
Hey Jan Zac,
I’m glad you like my website. It’s always good to see new projects like yours.
I think the best way to start is work into SEO articles. It’s free and make incredible results. If you need help to do it, call me, ok?
Regards,
Stéfano.