O assunto de hoje é um dos mais importantes para um profissional independente: marketing pessoal para freelancer. Se tivesse que sugerir apenas uma aula para que as pessoas assistissem, essa seria certamente a escolhida. A principal razão é que o marketing será sempre o grande responsável pela conquista (ou não) de novos jobs e clientes.

 

O que é marketing pessoal para freelancer?

Se você tem no marketing pessoal a ideia de algo chato ou para reforço do próprio ego, remova-a imediatamente. Marketing pessoal para freelancer é, afinal, a divulgação dos seus serviços. Sem ele, como os seus potenciais clientes vão então saber sobre a possibilidade de contratação?

Ademais, é bom lembrar, você não tem mais uma empresa como cartão de visitas. Se você já foi empregado de algum negócio, está habituado com a apresentação padrão dos colaboradores: “sou fulano da empresa X“. O freelancer é seu próprio negócio e, portanto, o marketing pessoal passa a ser indispensável.

Em função disso, o vídeo de hoje aborda as principais formas de praticar o marketing pessoal para freelancer. O resumo do conteúdo está a seguir, em formato escrito, abordando as principais plataformas para divulgação do trabalho freelancing.

Portfólio: a apresentação dos serviços do freelancer

A criação de um portfólio é a etapa mais importante do marketing pessoal de um freelancer. É aqui que você poderá apresentar os seus melhores trabalhos e, por exemplo, garantir ao cliente que será capaz de executar uma tarefa.

Observe ainda o seu tipo de trabalho e a sua persona (identificação do seu cliente). Se a ideia é trabalhar com a produção de textos sobre finanças, então não fará muito sentido acrescentar artigos sobre moda, estética ou turismo, concorda?

No começo, sem tantos jobs, é natural querer colocar de tudo. Entretanto, não é o ideal. O cliente que procura por algo mais específico pode sentir-se confuso sobre essa situação e, desta forma, desistir da contratação.

Caso você não tenha uma empresa (ou seja, o seu negócio é realmente apenas você trabalhando), o melhor é ter o site com domínio próprio. Se, por outro lado, sua possibilidade de investimento é zero, opte por um Behance da vida ou mesmo um blog pessoal. O importante é começar a divulgar com um portfólio que transmita profissionalismo.

E-mail: fuja do Hotmail

E-mailO Hotmail acabou acolhendo boa parte das pessoas com sua opção de e-mail gratuito — especialmente durante a febre do MSN (um antigo chat de conversas instantâneas). O problema é que, por ser algo relativamente antigo, a chance de um e-mail ser composto por apelido ou com algum complemento bizarro acontece.

Isso é ruim para a imagem que você transmite ao cliente. Como a maioria das conversas acontecerá pelo seu e-mail, esse é outro ponto importante para cuidar no seu marketing pessoal para freelancer. Um Gmail (e-mail do Google) com nome e sobrenome já é mais do que suficiente. Se for possível ter um com domínio próprio (contato@seunome.com.br, por exemplo), melhor ainda.

Redes sociais: multiplicando seu alcance profissional

LinkedIn freelancerO LinkedIn é a rede social mais importante para você marcar presença pensando na carreira freelancer. Muitas empresas estão buscando e recrutando novos profissionais independentes por essa ferramenta. Invista um tempinho criando um perfil e trabalhando suas palavras-chaves na descrição das suas experiências.

Além dele, as outras redes sociais também devem estar no seu plano de marketing pessoal para freelancer. Facebook, Twitter e Instagram são as mais populares, mas não se veja obrigado a tê-las. Avalie se fazem sentido ao seu público e, claro, ao serviço que você oferece.

Como começar seu marketing pessoal para freelancer?

Se você está começando agora a trabalhar como freelancer, talvez se sinta um pouco perdido sobre onde começar a divulgar o seu trabalho. São muitas opções, não é mesmo? Então, nesse caso, a sugestão é focar no portfólio e no e-mail, deixando as redes sociais para um segundo momento.

Independentemente da opção escolhida, alguns passos na construção do seu marketing pessoal são importantes. São eles:

  • Escolha da mídia apropriada para o seu serviço;
  • Identificação do seu público-alvo;
  • Organização de um layout atrativo;
  • Planejamento do conteúdo;
  • Parcerias e compartilhamento;
  • Avaliação e feedback.

1ª etapa: escolha da mídia apropriada para o seu serviço

Nem todas as mídias servem para qualquer serviço. Se o seu trabalho não tem apelo visual, por qual razão o Instagram funcionará na sua divulgação? Foque naquilo que realmente funciona.

Vale lembrar que, para isso, você deverá avaliar o seu público-alvo. Esteja onde ele também estiver, sempre atentando-se para um layout organizado e atrativo. Não perca clientes por desorganização, por favor.

2ª etapa: planejamento do conteúdo

Criar um portfólio ou uma página no Facebook não trará clientes automaticamente. É preciso investir tempo em conteúdo, seja a divulgação de trabalhos anteriores ou a criação de posts que permitam novas visitas por meio de tráfego orgânico (visitantes originados pelo Google).

O conteúdo deve ser atrativo para o seu público. Evite temas polêmicos como religião, futebol ou política. Use apenas se tiver relação com sua atuação profissional e, principalmente, com uma abordagem que agregue à sua imagem.

3ª etapa: crie parcerias com outros freelancers

O trabalho independente não precisa ser isolado. Você pode perfeitamente criar parcerias e amizades que contribuam com os projetos. O exemplo clássico, presente no vídeo, é do produtor de conteúdo e do designer na produção de um e-book. Eles podem se juntar, otimizando a produtividade e a qualidade do material elaborado para um cliente.

Por fim, não deixe de avaliar o que está ou não funcionando no seu marketing pessoal para freelancer. Traz resultados? Invista e melhore esse processo. Não funciona? Identifique as falhas desse processo e mude.

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Principais erros de marketing de um freelancer iniciante

A internet oferece uma variedade grande de opções na hora de divulgar o trabalho. Isso, por vezes, pode trazer alguns erros comuns dos iniciantes. Confira alguns deles para que eles não se repitam na sua trajetória independente.

Erro #1: foco em seguidores

A menos que você queira se tornar um novo youtuber de sucesso, o número de seguidores não é prioridade. Não importa quantos seguidores estão na sua página no Facebook, mas sim quantos deles realmente podem ser parceiros, clientes ou colaboradores na hora de divulgar o seu serviço. Quantidade não é qualidade, ok? 😉

Erro #2: escolher o canal que não funciona

Já falamos sobre isso, mas escolher o canal adequado para divulgar seu trabalho é fundamental. Nunca selecione uma mídia porque “meu amigo testou e deu certo“. A decisão deve levar em consideração a profissão e o perfil da sua persona.

Erro #3: não dar importância ao conteúdo

Outro tópico já abordado. Organize a publicação de conteúdo pensando em otimizar as oportunidades de trabalho. Nada de assuntos irrelevantes ou polêmicos para o seu público, certo? O objetivo é de aproximação, não de afastá-lo.

Erro #4: ignorar a imagem pessoal

Não é a primeira vez que falamos sobre isso no curso, tampouco será a última: a reputação é fundamental para o sucesso de um freelancer. Jamais ignore que tudo que você publicar como freela trará a sua assinatura pessoal. Isso vale desde o portfólio até aquele post no Twitter.

Espero que essa aula possa ajuda você a entender melhor como funciona o marketing pessoal para freelancer. Não é nada de outro mundo: mesmo sozinho, você pode divulgar seu trabalho com baixo custo. Basta saber usar as ferramentas certas e, claro, realizar bons trabalhos junto aos clientes que surgirem para começar a ter uma carteira de clientes.

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