Um dos pontos negativos da carreira independente é o isolamento. Como freelancer, você muitas vezes trabalhará sozinho, sem muitas pessoas com quem conversar. Para alguém mais quieto, pode nem ser um problema em si. Para outras pessoas, por outro lado, isso pode ser assustador. Ainda que em um primeiro momento seja motivo de comemoração, no longo prazo é bem possível que venha a incomodar.
Dicas para um freelancer combater o isolamento
Pensando nisso, o conteúdo dessa aula é focado em dicas para que você possa driblar o isolamento. Vamos ver agora duas alternativas para tentar driblar a solidão e o isolamento dentro da carreira freelancer. Usando da criatividade, você pode encontrar outras tantas.
Não se isole da sua família
A primeira dica que temos é para quem não mora sozinho. Ou seja, se você divide a sua casa com outros membros da sua família, essa já é uma primeira oportunidade de trabalhar contra a solidão da carreira independente.
Se você tem acompanhado nossos conteúdos, já sabe como a família pode ser justamente um problema para quem trabalha em modelo de home office. Isso acontece quando não há clareza no entendimento de que estar em casa não é estar disponível. É algo que muitas vezes nossos familiares não entendem em um primeiro momento.
No entanto, eles podem ajudar demais a combater a solidão se você souber equilibrar as coisas. Por exemplo, que tal marcar de almoçar junto com seus pais ou seu irmão? Ou mesmo amigos? Isso já permite que você quebre um pouco a solidão e tenha com quem compartilhar momentos e experiências da sua vida pessoal ou profissional.
Use espaços de coworking
Para quem mora sozinho, a opção é buscar por espaços de coworking. Neles, profissionais de diversas áreas se reúnem para sair de casa. Já falamos um pouco sobre eles quando analisamos qual o melhor lugar para um freelancer trabalhar. Aqui, você encontrará outras pessoas e, afinal, terá a possibilidade de fazer networking e conhecer outros profissionais de áreas correlatas.
Deixar um comentário