Criar um portfólio é extremamente importante para qualquer freelancer. Essa é, afinal, a melhor forma de compartilhar trabalhos anteriores com os clientes e garantir que eles entendam as suas principais habilidades.
Isso vai além de simplesmente ter um site. É uma forma de gerar novas oportunidades que seriam muito mais difíceis sem um portfólio profissional na medida em que, especialmente no ambiente online, projetos podem acontecer mesmo sem um contato presencial.
O que é um portfólio?
Segundo definição do site Significados, a definição de portfólio é “uma coleção de trabalhos já realizados de uma empresa ou de um profissional“.
Ou seja, quando falamos de portfólio, estamos nos referindo ao local onde você armazenará e disponibilizará trabalhos anteriores. Assim, o seu cliente poderá avaliar com melhor precisão o seu trabalho e as suas competências.
Como vivemos um mundo digital e muitos jobs surgem sem a necessidade de um contato presencial, o modelo mais comum de portfólio atualmente é a criação de um site. Sendo você um freelancer, é recomendável que ele esteja em seu nome.
Quais são os benefícios de ter um portfólio profissional?
Existem algumas razões para trabalhar com um portfólio profissional. Não se trata apenas de um detalhe, mas de um possível diferencial diante de alguns concorrentes. A seguir, listamos alguns aspectos que tornam o portfólio tão importante para um freelancer.
Transmissão de profissionalismo
Se você já trabalha de maneira independente há algum tempo, já deve ter percebido que existe alguma resistência sobre o grau de profissionalismo de um freelancer. É bem verdade que muitos fazem trabalhos pontuais, mas nesse caso raramente apresentam um portfólio.
Ter um histórico dos seus trabalhos ajuda na transmissão da imagem profissional da sua atividade. O cliente perceberá que você leva a sério o seu trabalho e disponibilizará tempo suficiente para uma boa execução da atividade. Ou seja, há uma maior facilidade na percepção da qualidade do seu trabalho.
Comprovação de competências
Conforme já abordado, muitos clientes possuem um pé atrás com freelancers, especialmente quando não há contato presencial. Muitos jobs podem ser conquistados com a internet, usando do Skype (ou outra ferramenta) para reuniões.
Ao acessar o seu portfólio, o cliente poderá comprovar as suas competências para a realização de um projeto. Sem ter acesso aos trabalhos anteriores, como você pode garantir a alguém que ainda não te conhece a fechar uma parceria? Muito mais difícil, concorda?
Influência sobre clientes indecisos
Em algumas vezes, o próprio cliente apresenta traços de indecisão. Ela pode ser sobre o projeto, sem muita certeza para onde seguir, ou sobre o tipo de freelancer que ela precisa. E, mais uma vez, ter um portfólio pode trazer um cliente indeciso para o seu lado.
Isso acontece também para gerar novas oportunidades. Caso o seu portfólio seja organizado e apresentável, o cliente saberá valorizar isso e pode enxergar em você um potencial parceiro, mesmo que já tenha fechado o projeto em questão com outro profissional.
Como criar um portfólio profissional?
Apesar de parecer algo extremamente complexo, hoje em dia é bem fácil criar um portfólio. Em primeiro lugar, claro, é preciso ter o que apresentar. Portanto, caso esteja ainda nos seus primeiros passos, espere acumular alguns trabalhos ou mesmo faça um “projeto fantasma” (desenvolva um trabalho mesmo sem cliente).
Para seguir com a criação de um portfólio, precisamos dividir os freelas em duas categorias:
- Nenhum orçamento para investimentos (iniciantes)
- Disponibilidade de orçamento (profissionais)
Como criar um portfólio sem gastar nada?
Você está começando agora e não quer gastar um centavo sequer com o seu portfólio? Sem problemas! Mesmo assim, é possível criar o seu portfólio com ferramentas gratuitas. Você pode, por exemplo, criar um blog ou usar de sites para essa finalidade — como o Behance ou o Contently. Até mesmo LinkedIn pode servir para essa finalidade.
O problema dos portfólios gratuitos é que eles transmitem menor autoridade ao cliente. É diferente você entrar em um site com o nome do profissional, ver um logo e uma série de trabalhos realizados e fazer o mesmo processo em uma plataforma genérica. Além disso, nesses sites existem outros profissionais que podem roubar a atenção do seu prospecto.
Como criar um portfólio profissional?
Conforme você se consolidar na sua atividade, logo perceberá o quão importante é ter um portfólio profissional. Para isso, portanto, você precisará de um site em seu nome, algo que pode ser feito com um investimento bem baixo.
Pessoalmente, eu recomendo que você use o WordPress para esse objetivo. Ele é gratuito, mas exige a contratação de uma hospedagem. Nossa recomendação é a Hostgator para essa finalidade.
Além disso, você também terá que registrar o seu domínio. Não se preocupe: é algo muito barato, com custo de R$40 anuais (isso dá R$3,33 por mês). Feito isso, basta escolher um tema e caprichar na apresentação dos seus melhores projetos.
Qual tema escolher para criar meu portfólio?
Para quem nunca editou um site na vida, escolher um tema do WordPress é como escolher a roupa que você vai usar para sair. É o layout do seu site. Existem excelentes templates gratuitos e pagos. Nesse segundo grupo, o custo se justifica pela diferenciação (menos pessoas usam esses temas) e a maior quantidade de recursos.
No meu portfólio, eu uso um tema pago, o Porto. Pessoalmente, gosto muito dele. Possui um editor visual (o que é ótimo para quem não domina nada de programação) e uma série de recursos que ajudam a montar o meu portfólio de maneira bem personalizada.
De qualquer forma, sei que nem todo mundo pode investir em dólar para adquirir um tema pago. Se esse é o seu caso, deixo também uma recomendação gratuita: o Sydney. Eu mesmo o utilizei por muito tempo e acho excelente.
Apesar da gratuidade (o Sydney também tem sua versão premium), os recursos são excelentes. Isso inclui até mesmo uma área de portfólio, permitindo que você apresente os seus projetos de maneira organizada com grande facilidade.
Dicas para montar o seu portfólio profissional
Para encerrar esse texto sobre criação de portfólio profissional, deixo aqui algumas dicas para caprichar na apresentação dos seus melhores projetos aos seus clientes.
- Organize as informações de maneira objetiva. O cliente tem poucos segundos para ficar na sua página.
- Apresente apenas os melhores projetos. Nada de querer colocar tudo que você já produziu, hein?
- Crie uma página sobre você. Compartilhe formação, experiência e cursos para atestar suas competências.
- A área de contato é fundamental. É por meio dela que seu cliente poderá se comunicar com você e solicitar um orçamento.
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