Com tanta tecnologia como temos atualmente, não faltam boas ferramentas para freelancer. Em ferramentas, podemos englobar aplicativos, softwares e sites que auxiliem a nossa rotina como um todo.
Por mais diferenciado que seja o seu dia-a-dia, não há como fugir de algumas situações que aparecem em qualquer tipo de carreira independente. Você não precisa usar nenhuma dessas ferramentas obrigatoriamente. São apenas sugestões e, afinal, a decisão sobre a utilidade prática de cada uma cabe exclusivamente a você.
Vamos, portanto, conferir as opções que temos.
As melhores ferramentas para freelancer
Para facilitar a compreensão, trouxemos sugestões que englobam organização, produtividade, profissão e, claro, também para relaxamento. Ninguém é de ferro, não é mesmo?
Vale lembrar, nós tivemos uma aula exclusiva sobre plataformas para trabalho freelancer. Elas não estarão aqui, afinal não é o objetivo desse conteúdo. As ferramentas aqui listadas, afinal, são focadas no dia-a-dia dos projetos (e não em como conquistá-los), ok?
Google Drive
Existe uma alta probabilidade que você precise de arquivos ao longo dos projetos, nem que seja para organizar um briefing. A entrega final também pode ser nesse tipo de formato. Portanto, o Google Drive é uma ferramenta quase que obrigatória. Essa é a ferramenta do Google para você salvar seus arquivos na nuvem.
O melhor é o recurso de compartilhamento. Você pode proteger e liberar conteúdos com o uso de um link. Além disso, as permissões de acesso podem variar entre apenas visualização e edição (o que é ótimo para projetos colaborativos em que diferentes pessoas precisem trabalhar sobre os mesmos arquivos).
O Google Drive oferece 15GB de espaço para armazenamento. A menos que você use documentos muito pesados, é mais do que suficiente para sequer precisar investir nesse aspecto.
Dropbox
Ainda nessa ideia de arquivos em nuvem, o Dropbox é uma excelente ferramenta para freelancer. Você pode usá-la em conjunto com o Google Drive, aumentando assim o espaço disponível para guardar seus documentos. Particularmente, uso as duas opções.
Assim como no caso anterior, você possui um espaço limitado na versão gratuita — e ele é bem menor. Por outro lado, segue valendo a possibilidade de comprar mais espaço se você julgar necessário.
Google Calendar
O Gmail se popularizou bastante por ser uma ferramenta gratuita e muito conhecida. Nele, temos então diversos recursos úteis para o freelancer, como é o caso do Google Calendar.
Aqui, você pode adicionar seus compromissos (pessoais e profissionais), sincronizando avisos e notificações. É mais uma boa ferramenta do Google para quem acaba se perdendo na sua organização diária.
Trello
Outra ferramenta bacana para organização é o Trello. Nesta plataforma, você pode gerenciar tarefas, organizar listas e gerenciar suas prioridades. A vantagem sobre o Google Calendar está em quem atua com diversos profissionais dentro de um projeto.
As atividades podem ser gerenciadas por meio de cartões (as tarefas). Eles podem ser movimentados livremente entre listas que você criar. Além disso, ainda é possível notificar outros membros dos projetos com menções, facilitando a comunicação. Os check-lists também marcam presença.
Slack
Ainda dentro de projetos colaborativos, o Slack é uma ferramenta mais do que recomendada. Trata-se de uma plataforma de mensagens, quase que como um Whats App profissional. A troca de mensagens acontece de forma mais dinâmica e produtiva.
Dentro do Slack, você pode criar canais e adicionar membros. Esses canais funcionam como os grupos, permitindo destacar segmentos específicos do projeto, colocando apenas os membros focados em determinada tarefa.
Skype
Em tempos de muito trabalho online, é bem comum que freelas sequer tenham reuniões presenciais com seus clientes. No entanto, em muitas vezes a troca de mensagens instantâneas não resolve dúvidas ou divergências sobre o andamento de uma atividade ou um projeto.
Neste caso, portanto, o ideal é tentar uma conferência pelo Skype. A plataforma é ótima para reuniões rápidas, permitindo que você converse com seus clientes mais facilmente. Além do Skype, você pode adicionar também o Zoom e o Appear, que veremos a seguir, na lista de opções para essa finalidade.
Zoom
O Zoom cumpre muito bem a função do Skype. É uma ótima alternativa caso você não seja tão fã da ferramenta tradicional de conferências, até pelo caráter mais pessoal que conquistou ao longo dos anos.
A ferramenta permite uma conta gratuita onde você tem limite de 45 minutos por conferência. Ao menos no geral, essa é uma condição que atende bem reuniões entre freelancers e clientes. De qualquer forma, os planos pagos também existem caso você tenha essa demanda.
1Password
Com esse mundo de programas, como salvar e gerenciar as senhas de acesso? Não se preocupe: você pode contar com o 1Password, um plugin que você instala no seu navegador e armazena todas as suas diferentes senhas de acesso aos programas. A única coisa que você precisa é saber a senha desse plugin, pois ele preenche automaticamente as demais.
A ideia é a mesma do “salvar senha”, para os usuários do Google Chrome. A vantagem é a segurança, já que a senha do plugin é obrigatória para acessar as demais.
Tomato Timer
A procrastinação é um dos grandes inimigos de qualquer freelancer. Desta forma, ela afeta diretamente a nossa produtividade e pode complicar bastante aqueles que não têm tanta disciplina e organização. Se esse é o seu caso, você precisa conhecer o Tomato Timer.
Essa ferramenta para freelancer funciona de maneira muito simples, quase que como um cronômetro virtual. Ela permite que você programe um tempo de 25 minutos e foque exclusivamente na sua atividade. Assim, durante esse período, evite qualquer tipo de distração. Após o prazo, poderá fazer um descanso de dez minutos.
Spotify
Trabalhar sozinho pode ser um pouco triste de vez em quando. E, claro, você não precisa estar realmente em silêncio total. Uma música não faz mal a ninguém, não é mesmo? E, nesse sentido, poucas opções são melhores que o Spotify.
Ele permite que você mantenha seus ouvidos ativos, apresentando diversas playlists. O acervo musical é gigantesco e algumas listas são focadas justamente em produtividade. Além disso, você consegue usar a ferramenta para momentos de lazer também.
Netflix
Por fim, depois de tanto trabalho, você merece um pouco de descanso. O Netflix é uma boa opção para você ter acesso aos filmes e séries. Nem só de trabalho vive um freelancer, hein? Saiba gerenciar tempo e dedicar momentos de diversão também.
Deixar um comentário