Você já viveu uma situação em que desenvolveu um projeto e, já no final, o cliente quer mudar tudo? Se sim, não se preocupe: essa é uma situação relativamente comum no nosso mercado. É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje.
O cliente quer mudar tudo! E agora?
Quando você finaliza a execução de um projeto deve encaminhar para avaliação do seu cliente. Esse é um momento que gera grande receio por parte dos freelancers, afinal nem sempre o feedback é positivo. Neste caso, o jeito é fazer os ajustes solicitados por quem contratou o serviço.
Até aí, nada de novo. Todo processo entre empresa e cliente (ou, no nosso caso, freelancer e cliente) exige essa etapa de revisão e avaliação. Basicamente, nós temos dois tipos distintos de pedidos de revisão:
- Ajustes pontuais sobre itens que o cliente quer melhorias
- Mudanças completas sobre o projeto
O primeiro exemplo é simples de resolver. É só corrigir o que foi solicitado e devolver para nova avaliação. Já o segundo tipo de solicitação é mais complicada e precisa de uma reflexão antes de uma decisão.
1. De quem foi o erro do briefing?
O primeiro ponto a avaliar é sempre o briefing. É aqui que as duas partes acordam expectativas e desejos de entrega. Falhar nessa etapa é pedir para que a execução apresente algum tipo de problema. E, quando o cliente resolve mudar tudo, certamente alguma das partes alterou o planejamento inicial.
Um briefing bem feito é mais do que um direcionamento. Ele resolve qualquer dúvida sobre como agir. Se o cliente resolve mudar tudo e faz pedidos distantes do que foi acordado inicialmente, você poderá considerar a solicitação como um novo projeto. Esse, afinal, foi um erro do próprio cliente. Você não é obrigado a fazer dois projetos pelo preço de um.
Por outro lado, pode acontecer de que você não tenha compreendido bem o pedido por qualquer motivo. E, neste caso, o ideal é assumir a culpa e fazer a correção.
2. Existe um contrato firmado?
Uma maneira importante de evitar divergências com o seu cliente é firmando um contrato ou formalizando uma proposta por e-mail. Utilizando desse recurso, cada parte fica ciente dos aspectos que envolvem a execução do projeto — incluindo as revisões.
Não se esqueça de ser claro nesse sentido, deixando transparente o que é ou não considerado como revisão. Explicite ainda que mudanças completas sobre o briefing podem ser consideradas como solicitações novas e, portanto, vão exigir um novo orçamento. A clareza é uma grande parceira nessas horas.
3. Que tal um bate-papo?
A mudança completa de um projeto deve ser analisada caso a caso. De qualquer forma, não há jeito melhor de chegar a um acordo do que conversando. Seja aberto ao diálogo, pondere o que pode ou não ser feito sem cobranças adicionais. É com a conversa que se chega a um consenso e o projeto pode ser enfim, encerrado.
No final das contas, encare essa situação como aprendizado para casos futuros. É a melhor forma de manter a positividade que, afinal, é muito importante para encarar qualquer problema na vida (e não apenas os profissionais).
Deixar um comentário