Toda profissão tem suas características particulares. Um professor, por exemplo, precisa ter a capacidade de expressar bem as ideias. Um ator deve ser extrovertido para desempenhar seus papeis sem vergonha. Já um médico, por outro lado, deve ter alto poder de concentração. Já imaginou medicar um paciente errado? Um perigo, certo?
Apesar de não ser exatamente uma profissão (e sim um modelo de trabalho), o freelancer também precisa apresentar alguns predicados. Eles variam de acordo com a área e o local de trabalho (em casa ou alocado, por exemplo). Entretanto, algumas dessas características são vitais para o sucesso de qualquer carreira independente.
Quando falamos sobre características para um freelancer, gosto de dividi-las em duas grandes categorias: essenciais e recomendáveis.
Características essenciais do freelancer de sucesso
Como o próprio nome diz, as características essenciais são de grande importância para o bom desempenho profissional. Afinal, será extremamente difícil lidar com as suas atividades sem contar com elas — o que não quer dizer que você seja obrigado a ser excepcional em todas.
Organização
Em algum momento da sua carreira, a demanda irá aumentar. Somente com organização que você então encontrará uma maneira de entregar todos os projetos sem comprometer prazo e/ou qualidade. Com o passar do tempo, será perceptível que sem planejamento é simplesmente impossível ser um bom freelancer.
Gestão de tempo
A vida de um freelancer goza de uma liberdade que o empregado tradicional não possui. Essa liberdade precisa de cuidados para não se converter em uma vida bagunçada e improdutiva. Trabalhando a gestão do tempo e sabendo equilibrar vida pessoal com vida profissional, fica mais fácil cumprir com as entregas.
Quantas horas por dia você pretende trabalhar? Quais serão os intervalos? E a vida particular, onde entra? Tudo isso precisa ser muito bem administrado. Do contrário, é fácil se perder e trocar a sua produtividade por um filme no Netflix.
Especialização
Acredito que a maior parte dos profissionais freelancers possui um perfil generalista. Entretanto, é muito importante ser especialista em uma área para ganhar projetos da sua concorrência. Quanto melhor for sua habilidade na área, melhor.
Você pode trabalhar com diferentes assuntos e atividades, desde que saiba sobre aquele tema. O cliente facilmente perceberá se você não possui o conhecimento exigido para um bom trabalho.
Coragem
Todo profissional independente é corajoso por natureza. Como seria diferente ao escolher pelo pedido de demissão, abrindo mão de um salário fixo para competir com outros tantos profissionais (e empresas) pelos próprios projetos? O medo é natural, mas não pode dominar o freelancer – ou então qualquer período de dificuldade ganha grandes proporções.
Paciência
Nem sempre os projetos vão cair no seu colo. Períodos em que os clientes simplesmente desaparecem são comuns. Além disso, lidamos com a rejeição o tempo todo. É muito “não” e pouco “sim” após o envio da uma proposta. Sem saber lidar com isso (e entender que faz parte do processo), as chances de se perder aumentam.
Honestidade
Há quem se desespere na tentativa de conquistar um cliente e passe a oferecer mais do que pode entregar. Sem honestidade, afinal, a sua vida será curta no mundo dos freelas. A entrega do job deixará perceptível se você foi sincero ou não na hora de negociar. No segundo caso, sua reputação acabará afetada cedo ou tarde.
Características recomendáveis do freelancer de sucesso
Além das características essenciais, você pode e deve trabalhar também as suas características recomendáveis. Esse grupo de habilidades não tem o mesmo peso do primeiro, mas garante uma maior possibilidade de conseguir clientes e trabalhar em projetos.
Automotivação
Como profissional independente, você não tem chefe. Isso é ótimo em muitas vezes, mas significa não ter alguém cobrando tarefas e resultados (o que pode virar um grande problema). Para cumprir prazos e entregar os projetos, você precisa saber como manter a própria motivação (ou a sua produtividade irá despencar).
Flexibilidade
Você é sistemático? Se sim, tente trabalhar desde já essa característica. Nem sempre o cliente vai ser claro no que espera, gerando algum ajuste adicional. Em outras vezes, precisamos priorizar algo que não estava no planejamento — como aquele cliente que apareceu de última hora. Você não vai querer perder boas oportunidades pela falta de flexibilidade, não é mesmo?
Otimismo
Essa característica dialoga perfeitamente com a paciência. O freelancer precisa ser otimista mesmo em momentos mais difíceis. Ele acredita no próprio potencial. Não confunda, porém, otimismo com comodidade. Acreditar que as coisas darão certo é diferente de achar que elas sempre virão sem qualquer esforço.
Determinação
Infelizmente, ainda há muito preconceito com qualquer atividade independente no Brasil. E isso pode vir de quem você menos espera. Para lidar com essa desconfiança sobre o sucesso como freelancer, outra característica a trabalhar é a determinação. Com essa habilidade, você não baixará a guarda com as críticas que sempre aparecem.
Ser vendedor
Não é necessário vender seu trabalho como se estivesse em uma feira, mas um pouquinho de divulgação é importante. O freelancer não tem uma empresa por trás, afinal ele é sua própria marca. Portanto, saber se vender é essencial para captar novos clientes e ser cada vez mais visto no mercado.
Proatividade
Iniciativa é mais uma característica do freelancer de sucesso. É extremamente importante que você mostre engajamento e interesse no projeto (e não apenas aguardar instruções do cliente). Quando isso acontece, a chance de uma parceria aumenta bastante.
Outras características do freelancer de sucesso
Muitas pessoas me perguntam se essas características são as únicas relevantes. Evidentemente que não! As habilidades citadas são apenas aquelas mais genéricas, ou seja, que se aplicam a qualquer profissional independente. Organização, sinceridade e gestão do tempo são comuns aos freelancers de sucesso.
Tente trabalhar essas habilidades desde já (e pensar em outras que podem ser úteis). Elas serão grandes aliadas na hora de conquistar clientes e negociar novos projetos, tornando você um profissional mais preparado. A prática mostrará como elas são importantes.
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