Não sabe o que fazer da vida? Então vai ESTUDAR Administração!

A ideia do curso de Administração para alunos que não sabem o que fazer da vida (convenhamos, algo natural para pessoas jovens) vem da características genérica do curso. As temáticas abordadas são bem variadas, o que cria uma baixa especialização.

Futuros profissionais de RH e finanças dividem a mesma sala e, claro, isso obriga os professores a não entrarem tão a fundo nas temáticas. Por outro lado, muitos dos conceitos de Administração podem ajudar diversas categorias de freelancers.

Esses conceitos são, em geral, muito úteis para a carreira freelancer. Um trabalhador autônomo tem muita coisa para administrar: tempo, projetos, clientes, finanças… É de se imaginar que características dessa área possam ser aplicáveis para a carreira independente, não?

Por essa razão, trouxemos 10 conceitos de Administração que todo freelancer precisa conhecer. Preparado para aplicá-los? Então vamos lá!

10 conceitos de Administração que todo freelancer precisa conhecer

1. Matemática financeira

matematica financeiraUma das principais disciplinas da Administração é a matemática financeira. Ela envolve diversos aspectos comuns a qualquer pessoa adulta como taxa de juros, organização de despesas, taxas e tarifas. Os temas, aliás, deveriam ser abordados com maior ênfase desde a escola, já projetando a vida após os 18 anos.

A base dos conceitos, quando bem abordados, forma pessoas com boa capacidade de administração das finanças pessoais, como pagamento de contas e a organização sobre despesas no geral. Isso vale para qualquer profissão, evidentemente.

Estudar matemática financeira permitirá um controle muito melhor sobre a instabilidade financeira, característica particularmente presente na carreira freelancer. Um fluxo de caixa com projeções de ganhos e despesas é extremamente importante para mitigar riscos, sabendo a hora de gastar e de poupar.

2. Trabalho em equipe

Trabalho em equipeOk, você pode trabalhar sozinho. Contudo, dificilmente estará 100% sozinho. Em alguns projetos, você precisará da participação de áreas da empresa para ceder informações, em outros gerenciará uma equipe para executar a demanda. Em ambos os casos, o trabalho em equipe precisa acontecer.

A gestão de pessoas trabalha outro conceito da área de Administração útil para a carreira freelancer. Afinal, como motivar um grupo de pessoas? Como selecionar bons parceiros de trabalho? Ou então, como cobrar um profissional que apresenta baixa performance? Questões como essas são melhores abordadas por quem entende e se interessa por temáticas de Psicologia.

Além disso, o trabalho em equipe ensina a organizar o recurso mais valioso de qualquer pessoa: o tempo. Nada pior do que gastar horas em uma tarefa que poderia ter sido feita rapidamente com uma boa companhia. E mesmo quando trabalhar sozinho, lembre-se de que o relacionamento com cliente também faz parte do processo.

3. Organização

Uma das bases de qualquer boa administração é a organização. Sem ela, fica muito difícil atingir metas e resultados que são propostos para o mês. Processos e tarefas bem definidos são ainda mais importantes para momentos de dificuldades, sugerindo alternativas do que fazer sem exageros.

Imagine um jornalista que não sabe planejar horários para suas entrevistas ou um designer que não consegue preparar o passo-a-passo para pesquisa e desenho de um novo logo. Seria caótico e comprometeria a entrega, não? Portanto, manter uma rotina e processos organizados é fundamental

4. Os P’s de Marketing

Os 4P’s de marketing — também chamados de Marketing Mix — são elementos bem conhecidos. Há quem associe o primeiro item de análise de uma estratégia de divulgação (product) ao produto físico, mas vale frisar que ainda envolve serviços.

Portanto, um freela deve aprender com o Marketing Mix para melhorar suas técnicas de divulgação e marketing pessoal, aumentando as possibilidades de contratação. Caso nunca tenha escutado falar sobre o tema, sugiro que leia este artigo para entender o que significa cada um dos P’s (produto, preço, praça e promoção).

Ah, mas o que isso tem a ver com o meu trabalho de freelancer?“. Tudo. Simplesmente tudo. Ou você não tem um serviço a oferecer (produto), por um determinado preço (preço), em canais específicos (praça) e com técnicas de marketing para atrair novos jobs (promoção)?

Os novos 4P’s de marketing

E no caso de um freelancer que prospecte seus clientes através da internet (creio eu que a grande maioria faz isso), vale ainda expandir o Marketing Mix para os 8P’s de marketing (processo, palpabilidade, pessoas e produtividade). Eles são, na verdade, uma atualização do conceito para o mundo digital.

Veja a seguir como cada um deles se relaciona com a nossa atividade.

Processo: analisa todo o processo realizado para a entrega do seu serviço para o cliente. Ele foi adequado? Você deu mais sorte do que juízo com os seus prazos? Como melhorar as próximas entregas?

Palpabilidade: avalia a qualidade e o formato de entrega de um produto/serviço. A comunicação entre você e o seu cliente também entra na questão da palpabilidade.

Pessoas: analisa todas as pessoas envolvidas no processo de criação, produção e comercialização do serviço. O cliente está novamente em foco, mas não ignore os seus parceiros e/ou equipe (quando aplicável).

Produtividade: o foco está no resultado final e como foi o seu trabalho para chegar até a entrega. Avaliar o que correu bem ou mal no seu trabalho (não confundir com os processos utilizados que falamos agora pouco) para melhorar nos próximos projetos.

5. Investimentos

Não é apenas para organizar suas finanças pessoas que a área de finanças pode apresentar bons conceitos para um freelancer. Para investimentos, ela deve ser igualmente considerada, permitindo o crescimento do seu patrimônio.

Investir não precisa ser algo tão arriscado, como operar na Bolsa de Valores, por exemplo. Existem opções mais seguras, como aplicações em títulos do Tesouro Nacional, permitindo uma projeção de crescimento do capital no longo prazo. Não queremos ficar a vida toda no zero a zero ao final do mês, certo?

O entendimento do conceito de investimentos também é bastante útil para o dia-a-dia. Ele permitirá que você, enquanto freelancer, busque sempre melhorias através de compras e aquisições. Isso vale para programas de computador que melhorem a sua rotina, a participação de cursos especializados e outras tantas ações.

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6. Modelos de produção

Ao longo da história, diversos modelos de produção surgiram. Um dos mais famosos foi o Fordismo, instalado por Henry Ford e com base na produção em massa. Seus produtos eram feitos em modelo padronizado e em grande escala, mas com baixa personalização.

Algum tempo depois, a japonesa Toyota mudou totalmente essa visão. Seus funcionários mais qualificados trabalhavam na produção just in time, ou seja, de acordo com demanda e necessidade, sem excedentes.

Os tipos de produção empresariais poderiam render um artigo gigantesco, mas foquemos em duas características contrastantes: padronização x personalização. É isso que você precisa avaliar no seu processo produtivo.

Que tipo de produção você usa na sua rotina? Um modelo padronizado permite que trabalhe em mais projetos, mas geralmente com menor qualidade e menores pagamentos. A personalização torna a entrega exclusivamente pensada para cada cliente, contudo não permite um volume alto de projetos.

7. Papel gerencial: líder x chefe

A vida de freelancer vende uma ideia de ausência de chefia, mas na verdade é justamente ao contrário. Cada projeto apresentará um chefe diferente. A diferença, claro, é que você pode decidir até que ponto estar com ele.

O curioso é que, ainda trabalhando de maneira independente, o freelancer poderá se ver na condição de chefe em projetos. Isso ocorre, normalmente, em duas situações. Na primeira, você é gestor de um time, ou seja, tem pessoas que ajudam na execução das atividades. A segunda, mais comum do que se imagina, está em projetos onde os próprios clientes coloquem você no cargo de liderança.

Essa segunda situação é bem presente quando quem te contrata está um tanto perdido em que caminho percorrer. Nessa hora, ele costuma confiar mais na sua experiência e intuição, deixando-o com liberdade de atuação. Ainda que a palavra final siga sendo a do cliente, você fica com maior responsabilidade pelo bom andamento (ou não) do projeto.

Qual é a diferença entre ser chefe e ser líder?

A diferença é muito simples. O chefe geralmente se impõe pelo medo. Ele não gosta de ser contrariado. E, acredite, muito freelancer pensa que é chefe. Não aceita críticas ao seu trabalho, reclama quando recebe solicitação de alteração, etc.

O líder é diferente. Ele comanda, mas sabe escutar sua equipe. No caso de um freelancer, é o profissional que entende o briefing, vai atrás do que o seu cliente quer, colabora com seu time. Diante de uma solicitação de mudança, pondera seu ponto de vista, mas sabe aceitar novos caminhos. É o perfil mais desejável.

Se você tem se comportado mais como chefe do que como líder, cuidado. Reveja atitudes e tente entender melhor o andamento do projeto como um todo. Muitas vezes, mesmo com razão, somos obrigados a fazer o que o cliente quer. E não adianta bater o pé.

8. Ética e responsabilidade

O assunto ética costuma ser visto como algo chato no Brasil, infelizmente. O “jeitinho brasileiro” (dica de leitura: Memórias de um Sargento de Milícias) é valorizado na contramão do ideal. Ele é excelente na criatividade e na inovação, mas péssimo tentando driblar leis e regras.

E, para um freelancer, a ética deve ser um norteador. Sem ela, dificilmente os trabalhos seguirão aparecendo no longo prazo. Você precisa ser sincero em relação ao que promete para o seu cliente. Não adianta dizer que saber criar logo sem sequer conhecer o Illustrator (ou algum programa de criação vetorial).

Não é com mentiras que crescemos na carreira. Em um ou outro caso, até pode acontecer de a entrega ser aceita pelo cliente. Na maior parte das vezes, porém, a falta de qualidade ficará nítida. Não se esqueça da importância da reputação nesse sentido.

9. Planejamento estratégico

Muita gente pensa que planejamento estratégico é apenas para empresas. Discordo dessa posição. Penso que é algo que todos deveriam fazer para a vida (profissional e pessoal). Quais os seus objetivos? Onde quer chegar? Quais os meios que entende como ideais para os seus projetos?

Um freelancer é, acima de tudo, a sua própria empresa — e precisa de uma análise estratégica do seu perfil. Quer ideias de como usar desse expediente para melhorar o seu trabalho? Algumas opções estão a seguir.

Vantagens competitivas: o que você tem de melhor do que os seus concorrentes? Quais os grandes diferenciais do seu trabalho?

Análise de ambiente: como está o seu mercado de trabalho? No seu segmento, qual atividade está saturada? Qual precisa de mais profissionais (e por que não se especializar nela)? O que você acha que falta ao segmento?

Uso de recursos: quais ferramentas você utiliza na realização dos seus trabalhos? Elas são adequadas? O que fazer para melhorar as entregas? Vale a pena economizar para investir em um novo equipamento ou software?

Benchmarking: visite sites de freelancers que fazem o mesmo que você, veja o que oferecem. Concorrentes são, em muitas vezes, grandes oportunidades de melhorias.

10. Design thinking

Esse é, na verdade, um conceito de desing que foi importado pela Administração. Ao mesmo tempo, vem crescendo com força e é especialmente importante para profissionais criativos — como a maioria dos liberais.

A ideia aqui é pensar como um designer para encontrar soluções simples para problemas complexos. Quem domina essa habilidade certamente terá um grande diferencial para apresentar aos seus clientes.

Esses são apenas alguns dos conceitos da área, mas acho que deu para perceber a aplicação sobre a rotina de um profissional independente. Por isso é tão importante que um freelancer conheça conceitos de Administração, garantindo profissionalismo e uma visão mais completa do mercado.