Se você já leu o nosso artigo sobre a criação de uma proposta comercial enquanto trabalhamos de maneira independente, então já viu algo sobre os termos objetividade e linguagem. No entanto, esses aspectos não foram abordados de maneira completa. Em função da importância de ambos, esse conteúdo irá complementar a nossa abordagem.
O que é objetividade?
A objetividade é, em suma, ser direto na sua mensagem e no conteúdo da sua proposta comercial. Ou seja, evitar rodeios e textos enrolados, abordando apenas aquilo que é realmente essencial na sua comunicação com o cliente.
Esse é um ponto essencial no mundo online que, afinal, é tão explorado atualmente pelos freelancers. Mesmo após uma reunião presencial, o profissional deve formalizar o conteúdo e a sua proposta comercial por e-mail (e a regra da objetividade segue valendo para esse formato).
Por que a objetividade é importante em uma proposta comercial?
O que acontece é que, no dinamismo atual do mundo, as pessoas têm cada vez menos tempo para ler e-mails e propostas. Desta forma, textos muito extensos podem acabar ignorados ou sendo lidos de maneira dinâmica (ou seja, apenas passando o olho pelo texto). Imagine então nos sites para encontrar trabalho freelancer, onde o volume de candidatos é muito alto por cada projeto.
Por outro lado, isso não significa que você deva ocultar informações importantes ao seu cliente. Um projeto que realmente vale a pena terá atenção do proprietário. Apenas elimine aquilo que não é relevante para a demanda, focando naquilo que pode ser um diferencial para a escolha da sua proposta.
O que é linguagem?
Outro aspecto fundamental ao elaborar a sua proposta comercial como freelancer está na linguagem. Ela diz respeito ao tom que você usará na sua comunicação. Esse é outro aspecto que permite um conteúdo mais personalizado de acordo com o projeto e o cliente em questão.
Imagine que você tem as seguintes personas e demandas como clientes em potencial:
- João Carlos, 55 anos, advogado, tem seu próprio escritório de advocacia. Tem um projeto voltado para divulgação do seu escritório de advocacia.
- Camila, 25 anos, formada em marketing e com uma start up voltada para otimização de redes sociais dos seus clientes. Precisa de conteúdo para sua agência.
Por que a linguagem é importante em uma proposta comercial?
Você usaria a mesma linguagem para os dois clientes? No primeiro caso, uma linguagem muito jovial poderia comprometer a imagem que o cliente tem de você, afinal o conteúdo é formal e dentro de uma área em que a tradição costuma ser mais exigida do que a criatividade.
Por outro lado, usar de termos técnicos ou palavras extremamente formais no segundo exemplo iria gerar o efeito reverso. Como um cliente com uma proposta moderna e focada no público jovem vai entender que você conhece o público dele com algo nesse sentido?
O ideal é, novamente, adequar a linguagem. Também não significa exagerar nas gírias: apenas saiba conversar com o seu cliente de acordo com o que ele precisa ouvir. Pequenas adaptações na sua comunicação podem ajudar a conquistar boas oportunidades.
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